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Expedição Suinocultura

Cooperativa mantém as mesmas receitas há 80 anos e produz embutidos com assinatura italiana

Copa, salame, mortadela, carré, bacon e torresmo são alguns dos mais de 60 produtos fabricados em Sananduva, no Rio Grande do Sul | JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO
Copa, salame, mortadela, carré, bacon e torresmo são alguns dos mais de 60 produtos fabricados em Sananduva, no Rio Grande do Sul (Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO)

Em Sananduva, no Noroeste do Rio Grande do Sul, um grupo de 20 imigrantes italianos fundou a Majestade, marca da Cooperativa Regional Sananduva de Carnes e Derivados Ltda, um dos mais conceituados frigoríficos do Brasil. Criada em 1935, na terra do churrasco, a empresa é sinônimo de qualidade quando se trata de produtos suínos industrializados.

Copa, salame, mortadela, carré, bacon e torresmo, são apenas alguns dos mais de 60 produtos que a empresa envia para mais de 3 mil pontos de venda espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a Majestade abate 800 animais por dia. Hoje, 70% da matéria prima são produzidas por 200 suinocultores cooperados. O restante é comprado de fornecedores parceiros. “Dos nossos cooperados, dois ou três têm funcionários. O restante é suinocultor familiar”, conta o diretor financeiro e administrativo, Egidio Loregian.

A cooperativa nasceu por causa do mercado da banha, considerada o ouro branco do início dos anos de 1930. “Só que o produto era vendido por atravessadores. A cooperativa foi fundada justamente para produzir e vender o produto direto. De lá para cá, o abate foi aumentando, o frigorífico foi construído e fomos evoluindo. Mas sem perder a qualidade do produto, que é nossa grande aposta”, diz Loregian. A empresa tem 600 funcionários.

Segundo o diretor, a companhia não tem como competir com os grandes frigoríficos em volume de fabricação. “O nosso foco é produzir um produto quase que artesanal, inclusive utilizando antigas técnicas de fabricação, como a utilização do fumeiro de queima de lenha. Precisamos de qualidade para ter competitividade”.

Fidelização

A fidelização com os cooperados é uma das grandes apostas da Majestade. “Nós temos famílias que estão na terceira geração de cooperados. A confiança é muito grande. A responsabilidade social também. Nós temos produtores de 16 municípios, todos pequenos, que contam com a gente e nós contamos com eles”, afirma Loregian.

O presidente da Majestade, Loreni Domingos Foscarini, diz que a receita dos produtos nunca mudou. “A cooperativa tem 81 anos e o sabor é o mesmo. O nosso pessoal está 24 horas dedicado com a fabricação de um produto saboroso. Estamos atentos em todas as etapas de produção, em todos os detalhes. A cooperativa é deles, eles assumem esse comprometimento com a qualidade, com o sabor”, diz. “Nosso produto tem um reconhecimento muito grande. Nascer nesta região e consolidar uma marca não foram tarefas fáceis. E nossa missão é manter isso”, complemente Loregian.

Serviço

Em Curitiba, os produtos da Majestade são encontrados em mais de 30 estabelecimentos, entre eles a Adega Durigan, em Santa Felicidade; a pizzaria Avenida Paulista, no Centro; e o armazém de Seu Luiz, no Água Verde.

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