A Boeing comunicou nesta quinta-feira (27) que finalizou o processo de configuração do 777-9, o primeiro membro da segunda geração da família 777, batizada de 777X.
Isso significa que a fabricante norte-americana já pode avançar para a etapa de pré-produção, começando pelo desenho detalhado das partes, superfícies, peças e sistemas. Assim que esses detalhamentos estiverem prontos, a produção propriamente dita começará de fato.
A expectativa da Boeing é que o 777-9 entre na linha de produção em 2017, com previsão de entrega do primeiro avião para 2020. Até agora, o programa 777X, que engloba também o 777-8, recebeu 320 encomendas e intenções de compra de seis clientes diferentes (Lufthansa, Etihad, Cathay, Emirates, Qatar Airways e All Nippon Airways). A Etihad é a companhia de lançamento.
A segunda geração do Boeing 777 é uma aposta importante para a fabricante, que terá uma aeronave mais eficiente do ponto de vista econômico, com 12% de redução no consumo de combustível, bem como 10% a menos de custo operacional.
O 777-9 terá comprimento de 76,7 metros com envergadura de 71,8 metros (a asa será flexível para permitir operar nos aeroportos atuais, baixando para 64,8 metros). A capacidade total é de 425 passageiros, divididos em duas classes.
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