Os E-Jet E2, a nova geração de aviões da Embraer, serão os primeiro da aviação comercial a contar com visão sintética, uma tecnologia que representa em três dimensões relevo, obstáculos e pistas dos aeroportos diretamente no painel da aeronave. As informações serão mostradas em duas telas de 14,1 polegadas cada.
Essa tecnologia já é largamente utilizada na aviação executiva e geral, e também em tablets e iPads. Mas até então nenhum fabricante de aviões comerciais havia oferecido a visão sintética a seus clientes.
As informações em 3D só podem ser usadas como Consciência Situacional (Situation Awareness) e não para a navegação propriamente dita, ou seja, como primordial dentro da cabine de comando. No entanto, a tecnologia contribui para o aumento da segurança ao mostrar a movimentação do avião em relação ao terreno, velocidades e ângulo de descida ou subida.
O sistema, que será fornecido pela Honeywell, também poderá ser usado em solo, já que terá mapas dos aeroportos e suas respectivas pistas de taxiamento para auxiliar os pilotos na movimentação em solo.
Os primeiros E-Jets E2 têm previsão de entrega a partir de 2018, com o E190-E2. Na sequência, o E195-E2 em 2019 e E175-E2 em 2020.
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