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Sala da torre de controle remota desenvolvida pela Saab para uso inicial na Suécia (Foto: Divulgação / Saab)
Sala da torre de controle remota desenvolvida pela Saab para uso inicial na Suécia (Foto: Divulgação / Saab)| Foto:
Sala da torre de controle remota desenvolvida pela Saab para uso inicial na Suécia (Foto: Divulgação / Saab)

Sala da torre de controle remota desenvolvida pela Saab para uso inicial na Suécia (Foto: Divulgação / Saab)

Torre de controle precisar estar localizada e instalada no aeroporto, certo? Não necessariamente. Pelo menos não mais. Agora já é possível observar, ouvir e controlar o espaço aéreo próximo e no perímetro dos aeródromos sem estar fisicamente lá.

A Saab, empresa do mercado de aviação de defesa, e Administração da Aviação Civil sueca (LFV), receberam autorização da Agência de Transporte da Suécia para operar um sistema de torre de controle remota no aeroporto de Örnsköldsvik. Isso significa que a estrutura e os controladores não estarão lá, e sim a 100 quilômetros de distância, na cidade de Sunsdvall.

Controladores de voo não precisaram estar fisicamente no aeroporto para controlar os aviões (Foto: Divulgação / LFV)

Controladores de voo não precisaram estar fisicamente no aeroporto para controlar os aviões (Foto: Divulgação / LFV)

O funcionamento, apesar de tecnologia pura, é simples. No aeroporto foram instaladas diversas câmeras, fechando uma visão de 360 graus. Junto com elas, há microfones direcionais e sensores meteorológicos. Todas as imagens, sons e informações são transmitidos em tempo real para a estação em Sundsvall, onde há uma sala com as telas, a partir das quais os controladores têm total consciência do que ocorre em Örnsköldsvik e podem se comunicar normalmente com as aeronaves.

A vantagem de um sistema como esse é controlar o espaço aéreo em áreas remotas que não necessitam uma estrutura tão complexa no próprio aeroporto. Além disso, é possível “se transportar” de um aeroporto a outro rapidamente. No fim das contas, é mais barato e, até que se prove o contrário, é tão eficiente quanto uma torre de controle física. Claro, em locais em que a movimentação seja de média para baixa.

A partir do funcionamento no aeroporto de Örnsköldsvik, a Saad pretende levar o sistema para outros países, inclusive ao maior mercado aeronáutico do mundo, os Estados Unidos. A ideia é instalar a torre de controle remota no aeroporto executivo de Leesburg, no estado de Virginia.

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