Com colaboração da repórter Rosiane Correia de Freitas:
Para chegar a Curitiba, onde dá depoimento nesta quarta-feira ao juiz Sergio Moro, o ex-presidente Lula viajou num jatinho particular registrado em nome da Samos Participações. A empresa mineira tem como um dos sócios o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e foi investigada no chamado “mensalão mineiro”.
Mares Guia foi vice-governador de Minas na época em que Eduardo Azeredo teria sido o “pioneiro” na prática do mensalão com uso de recursos desviados por Marcos Valério. Logo a seguir, virou ministro do Turismo de Lula, em 2003. Mais tarde, também foi ministro das Relações Institucionais.
O mineiro acabou sendo afastado do governo Lula justamente em função da investigação do mensalão tucano. O caso acabou prescrevendo. Atualmente, está afastado da política, mas é dono e sócio de várias empresas sediadas em Minas Gerais.
O jatinho usado por Lula é um Cessna 525B CitationJet CJ3. O prefixo é o PR-BIR. A matrícula do avião na Infraero mostra que a aeronave pertence à Samos Participações. Não há informações disponíveis que mostrem se o jato foi emprestado ou alugado.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.