O governo do Paraná terminou seu segundo ano de arrecadação de IPVA com a nova alíquota, implantada pelo governador Beto Richa (PSDB) assim que venceu a campanha pela reeleição em 2014.
Na época, alegando problemas de caixa, Richa mandou, antes da nova posse, um pacote de mudanças tributárias. Uma das principais era a que aumentava a alíquota do imposto sobre propriedade de veículos de 2,5% para 3,5%.
Isso significou um aumento de R$ 800 milhões só no primeiro ano de aumento. Metade disso fica com o governo do estado e metade com os municípios. Mas e para o seu bolso, quanto isso custou?
É possível fazer uma estimativa, com base no preço do carro e nas duas alíquotas, antes e depois do imposto. Veja alguns valores básicos para ter uma noção de quanto você pagou a mais em função do ajuste fiscal.
Para um carro de R$ 30.000
Sem o aumento você pagaria
R$1,5 mil
Com o aumento você pagou
R$ 2,1 mil
Quanto o pacote custou
R$ 600
Para um carro de R$ 40.000
Sem o aumento você pagaria
R$ 2 mil
Com o aumento você pagou
R$ 2,8 mil
Quanto o pacote custou
R$ 800
Para um carro de R$ 50.000
Sem o aumento você pagaria
R$ 2,5 mil
Com o aumento você pagou
R$ 3,5 mil
Quanto o pacote custou
R$ 1.000
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião