O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lidera corrida eleitoral em Santa Catarina e venceria Lula no primeiro turno caso a eleição fosse hoje. É o que mostra levantamento do Instituto Paraná Pesquisas realizado na última terça-feira (17).
O instituto pesquisou dois cenários possíveis. No primeiro, em que o candidato do PSDB seria Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, Bolsonaro aparece com 26,2% das intenções de voto. Lula ficaria com 18%, bem à frente de Marina Silva (Rede), que obteve 9,3%. O senador Alvaro Dias (PODE) aparece em quinto lugar, com 7%.
No segundo cenário, em que o candidato tucano seria João Doria, prefeito de São Paulo, Bolsonaro perderia força, ficando 24,7 das intenções de voto, mas mesmo assim estaria à frente de Lula, que obteve 18,3%.
O instituto também ouviu os catarinenses sobre o governo de Michel Temer (PMDB). Para 71,6% dos entrevistados, segundo a pesquisa, Temer faz um governo ruim ou péssimo. Apenas 0,6% consideraram ótima a administração do peemedebista. A desaprovação é de 83,3%.
Considerado um estado de eleitorado conservador, a única vez que um candidato do PT venceu eleição presidencial em Santa Catarina foi em 2002, quando os catarinenses deram uma das maiores votações a Lula na comparação com todos os estados. Em 2006, Lula saiu derrotado no estado, assim como Dilma em 2010 e 2014.
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.554 eleitores.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião