O empresário e ex-prefeito de Londrina Alexandre Kireeff (PODE) confirmou que pretende se candidatar ao Senado nas eleições de 2018. O anúncio foi feito via Facebook (assista ao vídeo logo abaixo), em Brasília, pelo senador paranaense Alvaro Dias (PODE), pré-candidato a presidente da República, e pela deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos.
A possibilidade de sair para o Senado – ou até para o governo do Paraná – já rondava Kireeff, que assumiu a tarefa de colaborar com a organização do Podemos no Paraná em meados deste ano. Mas a confirmação chegou só nesta terça-feira (19), no mesmo dia da divulgação, pela Gazeta do Povo, da pesquisa de intenção de voto para o Senado. Entre dez nomes, Kireeff apareceu em último lugar.
A confirmação sobre os planos de Kireeff também surge em um momento no qual o ex-senador Osmar Dias (PDT), irmão de Alvaro, se consolida como pré-candidato ao governo do Paraná: levantamento divulgado pela Gazeta do Povo na segunda-feira (18) apontou empate técnico entre o pedetista e o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD).
Se Kireeff fosse lançado ao governo estadual pelo Podemos, como se ventilou, o cenário ficaria naturalmente embaralhado para os irmãos Dias.
Além disso, Osmar ainda pode deixar o PDT rumo ao PODE do irmão, embora tal filiação pareça cada vez mais distante.
Em 2012, então no PSD, Kireeff ganhou a disputa pela Prefeitura de Londrina ao se apresentar ao eleitorado como um “nome novo”, distante dos escândalos de corrupção que marcaram a história da segunda maior cidade do Paraná. Terminou o mandato no ano passado, com alta aprovação, mas não tentou a reeleição.
“Cumpriu um mandato exemplar como prefeito de Londrina. Por ser contra a reeleição, não aceitou disputar a reeleição. Demonstrando coerência. E, olha, coerência na política é um produto em falta nas prateleiras”, disse Alvaro, já no tom de 2018.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião