Estão abertas as inscrições para as atividades que vão integrar a programação do III Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), evento que ocorrerá entre 13 e 16 de fevereiro de 2014 em Curitiba. Qualquer pessoa, grupo ou entidade que queira apresentar um projeto que seja relacionado à ciclomobilidade terá espaço no evento. Podem ser inscritas atividades autogestionadas como oficinas, palestras, painéis, jogos, debates ou quaisquer outras atividades relacionadas ao universo da bicicleta e da ciclomobilidade. A proposta com a sugestão deve ser encaminhada através do formulário específico no site do FMB.
Uma comissão do Fórum irá analisar as atividades inscritas fazendo o possível para acomodar todas as atividades. No entanto, se houver atividades concorrentes ou se a proposta não estiver diretamente relacionada aos objetivos do evento, a organização entrará em contado para solicitar ajustes e adequações.
A programação do Fórum terá palestrantes nacionais e internacionais e uma programação inteiramente gratuita, organizada em painéis, palestras, oficinas, workshops, pedaladas, festas, ciclecine e outros encontros. O evento ocorrerá simultaneamente em espaços como o Teatro da Reitoria da UFPR, Memorial da Curitiba (Largo da Ordem) e Museu Oscar Niemeyer além de atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, Cinemateca e outros espaços ao ar livre.
O Fórum Mundial da Bicicleta é uma iniciativa que busca contribuir com a construção de cidades mais humanas através do incentivo ao uso da bicicleta. O conceito para esta edição é “A Cidade em Equilíbrio”, afinal, não é apenas um evento para ciclistas, mas sim, para toda a população. É preciso discutir, pensar e planejar soluções para que bicicletas, pedestres e motoristas possam conviver juntos. Será a oportunidade para repensar a organização e o planejamento das cidades e resgatar ideias voltadas para o ser humano e espaços de convivência.
A organização está acontecendo desde fevereiro de 2013, de modo horizontal. A realização do III FMB é resultado de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) através da plataforma Catarse, na qual 513 apoiadores doaram R$ 38.560 para tornar possível a realização do evento.
Quem quiser ajudar, pode participar das reuniões semanais da organização, que ocorre todas as segundas-feiras, as 19h30, na Bicicletaria Cultural, em Curitiba.
Hospedagem
A organização do FBM está incentivando a hospedagem solidária dos visitantes que vierem participar do evento. Uma alternativa é o uso dos sites CouchSurfing e Warmshowers. Também há uma lista de voluntários dispostos a receber os participantes do Fórum. Quem quiser receber visitantes, pode se inscrever preencher o formulário.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião