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Curitiba vai ganhar “bicicaixas” nos cruzamentos

Reprodução/Transporte Ativo

Modelo de bike-box implantado em Niterói, no Rio de Janeiro. Em Curitiba, sistema será denominado bici-caixa.

Lá fora, o termo é “bike-box”. Mas aqui, o projeto vem sendo chamado de “bicicaixas”. O blog Ir e Vir de Bike obteve com exclusividade a informação de que os principais cruzamentos de Curitiba vão receber em breve sinalização para garantir a segurança dos ciclistas urbanos.

A bicicaixa é uma sinalização horizontal (pintura no asfalto), logo a frente da faixa de pedestres, que garante um espaço exclusivo para posicionamento das bicicletas à frente dos veículos motorizados quando o semáforo está fechado. Esse tipo de sinalização é comum em cidades mais desenvolvidas com um planejamento integrado em mobilidade urbana.

O objetivo desse tipo de infraestrutura é garantir a fluidez e segurança de todos os atores do trânsito, respeitando a prioridade de cada um deles – do menor, para o maior, dos não motorizados sobre os motorizados, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Para o ciclista, a bicicaixa oferece segurança, proporcionando visibilidade e vantagem no tempo de aceleração sobre os demais veículos quando o semáforo se abre.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto das bicicaixas já está desenhado e segue agora para avaliação das outras secretarias municipais envolvidas – Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), responsáveis, respectivamente, pela definição dos pontos e implantação física da sinalização. Embora ainda não haja definição de datas, fontes envolvidas no projeto afirmam que “muito em breve” as ruas da capital devem receber a novidade.

Exemplos

Portland-ITDP/Flickr

Modelo de bike-box em Portland, nos EUA.

Poucas cidades brasileiras oferecem o bike-box. Há registro desse tipo de sinalização em Niterói, no Rio de Janeiro — primeira cidade a implantá-la –, Rio Branco, no Acre e na cidade de São Paulo, onde o espaço também é compartilhado com as motocicletas.

Segundo a CET, responsável pela implantação na capital paulista, a nova sinalização tem contribuído para melhorar a segurança, diminuindo o conflito com veículos motorizados no momento da largada no verde. Lá, a implantação dos equipamentos é acompanhada de fiscalização e orientação pelos agentes de trânsito, para evitar o uso indevido do espaço por motoristas.

 

Muito além da pintura

Reprodução/Copenhagenize.com

Em Copenhagen, ciclistas têm suporte para descanso nos cruzamentos.

Com “bike-boxes” instalados em praticamente todos os cruzamentos e com uma infraestrutura cicloviária invejável, a cidade de Copenhagen, inovou ao criar um suporte para que os ciclistas possam se equilibrar e tenham mais conforto durante as paradas, enquanto esperam o sinal abrir.

Na capital dinamarquesa, metade dos deslocamentos diários são feitos por meio de bicicletas. Lá, nem o frio e a neve são usados como desculpa para desestimular o uso do transporte sobre duas rodas, que tem integração plena com o sistema de trens, metrôs e ônibus.

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