Prepare o seu D-20 e toda a sua habilidade em testes de perícia. No dia 3 de dezembro, a partir das 14h, a Biblioteca Publica do Paraná vai se transformar no principal Dungeon para onde vão convergir todas as quests épicas dos jogos de tabuleiro durante o 1º Curitiba RPG.
Com uma programação que contempla desde os jogadores mais experientes até aqueles que ainda nem decidiram se seus personagens pertencem às classes de elfos, paladinos ou magos, o evento promete espaços múltiplos onde o visitante pode tomar o primeiro contato com o Role Play Game e criar um grupo de jogadores na hora com o auxílio dos mestres cadastrados ou mesmo participar com todo o panteon de amigos e heróis com qual já construiu sua reputação nos reinos da magia.
Os participantes vão poder optar por diversos sistemas de jogo, desde o tradicional D&D, o Gurps, Faroeste Arcano, Vampiros: A Máscara e mais. Sergio Garcia, organizador do evento, lembra que “esse tipo de jogo contribui para a melhora do raciocínio lógico, criatividade e sociabilidade. O pouco preconceito que ainda existe vem daqueles que não conhecem mas é só participar e ver que é uma galera tranquila e divertida que isso acaba em um instante”, comenta.
E, para agradar a todos, em uma iniciativa comparável às teorias de multiversos, o evento conseguiu reunir uma aliança sem precedentes de diversos clubes temáticos da cultura pop, com estandes e grupos de fãs de obras como Game Of Thrones, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Doctor Who, Star Wars e outros.
Quem preferir também pode assistir a uma série de palestras relacionadas ao universo dos jogos e o seu papel na sociedade. Entre elas estão: “O RPG como ferramenta pedagógica na sala de aula: resultados de um grupo de pesquisa acadêmico”, ministrada pelo doutor em educação pela PUCRJ Carlos Alberto Machado; “Doctor Who e a Tolerância”, que tem como palestrante Juliano Yamada, entre outras.
Glossário
Saiba o que significam alguns dos termos que fazem parte do universo
dos jogadores de RPG:
Nada mais é do que um dado. Mas não aquele que todos conhecem. Trata-se de um dado de vinte faces, usado para determinar a intensidade dos danos e a assertividade dos personagens.
Assim são chamadas as missões dadas aos jogadores que participam das aventuras. Como em outros jogos, cumprir com essas missões é determinante para definir quem irá se sagrar como vencedor das partidas.
Sigla que designa Dungeons and Dragons, um dos pioneiros e mais populares sistemas de RPG de mesa. Criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Amerson, surgiu inicialmente como complemento para outro jogo de peças de miniaturas. Mais tarde, foi adaptado com sucesso para os videogames.
Como são denominados os jogadores responsáveis por conduzir a história. Cabe a eles propor desafios aos demais participantes.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião