Uma lupa descansa sobre a mesa a alguns metros do piano. "Este é o nosso instrumento de trabalho", diz a pianista Vera Di Domênico, pegando a lente de aumento para mostrar as anotações feitas à mão por John Cage (1912-1992) na fotocópia da partitura de Sonatas e Interlúdios, peça a ser tocada na íntegra pelas pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo no palco do Teatro HSBC.
Sob a direção de Vera, professora das duas intérpretes, os espetáculos da próxima sexta-feira e sábado, às 20 horas, resultarão em um CD gravado ao vivo e são considerados raros. Ou mais: são necessários. Por algum motivo obscuro, poucos se dispõem a enfrentar a obra de John Cage.
O compositor norte-americano, um dos homens que debulharam a música erudita no século 20 e poucos foram capazes disso , explorou o silêncio como ninguém antes dele. Defendia uma música permeada pelos sons cotidianos e chegou a criar mecanismos como o "piano preparado" para dar conta daquilo que tinha em mente.
Sonatas e Interlúdios é a composição mais famosa de Cage para o "piano preparado", criada entre 1946 e 1948. Ele não permitiu que passassem suas anotações a limpo e cabe aos músicos desvendarem as partes mais ambíguas do registro, feito com bico de pena (o que explica a lupa).
O "piano preparado" parece um objeto de ficção científica. Das cordas do instrumento, pendem parafusos, pedaços de plástico e até uma típica borracha escolar, meio vermelha e meio azul. É um instrumento saído da imaginação de um doutor Frankenstein neste caso, Cage.
Uma "bula" acompanha a partitura de Sonatas e Interlúdios, com indicações minuciosas sobre onde encaixar cada um dos objetos. Ao todo, 45 notas são alteradas e o resultado deixa de ser um piano para se tornar outro instrumento, mais percussivo, que remete às orquestras de gamelão da Indonésia. Uma hipótese para a resistência dos músicos a Cage é exatamente essa transformação que arranca o pianista de sua zona de conforto.
"[A música de Cage] diz muito do momento atual, do ser humano de hoje", diz Vera, e emenda uma comparação. "Você pode sair na rua com uma roupa do século 17. Uma roupa linda que você gosta, mas ela é de outra época. O mesmo serve para a música. Se você me perguntar se gosto de Beethoven... Eu adoro! Assim como adoro Cage."
Há pelo menos duas décadas que Vera pensa em levar Sonatas e Interlúdios para o palco. Lilian e Grace se tornaram alunas dela em parte pelo interesse da professora nos compositores contemporâneos. Numa conversa cerca de dois anos atrás, surgiu a ideia de um projeto para oferecer às leis de incentivo. Vera se lembrou de Cage no ato.
"Para o Cage, a música não pode se alienar dos sons da vida", diz Grace. Seu primeiro contato com a obra do norte-americano foi por meio de um livro de poesia, embora ele não seja lembrado como poeta. Amigo do pintor Jackson Pollock (1912-1956), que parecia fazer com a artes plásticas o que Cage fazia com a música, o compositor causou um forrobodó com 433, uma peça de 4 minutos e 33 segundos de duração em que não há uma nota sequer. Uma proposta extravagante, sem dúvida.
"Apesar dos parafusos, a música de Cage [Sonatas e Interlúdios] leva as pessoas a pensarem em imagens delicadas, de vidros e de água", diz Lilian, citando as reações daqueles que tiveram chance de ouvir os ensaios.
Para Grace, a irreverência de Cage era uma característica memorável. Ele foi um dos primeiros a fazer a "música do acaso" (chance music), explorando a aleatoriedade, uma noção que se insinua no "piano preparado" pois cada instrumento produz sons diferentes depois da inserção da parafernália citada na "bula".
"O que ouvi no ensaio, apesar de minha cultura a respeito das gravações já existentes dessa obra ser limitada, me deu a certeza de estar diante de uma execução perfeita, em alto nível técnico e de excelência interpretativa", escreveu o músico e historiador André Egg, professor Faculdade de Artes do Paraná, no blog Amálgama. "O que vi foi uma coisa impressionante."
São 16 sonatas e quatro interlúdios que somam 70 minutos, divididos entre Lilian e Grace, que deverão usar um figurino desenhado para o espetáculo. Será uma das poucas ocasiões em que os músicos não deverão se incomodar com uma tosse ocasional, ou outros barulhos vindos da plateia. Ao menos em tese, a música de Cage é capaz de incorporar todos os sons não previstos na partitura.
Serviço:
Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado Recriação de um Antigo Instrumento, de John Cage (gravação ao vivo de CD). Teatro HSBC (Av. Luiz Xavier, 11), (41) 3315-0040 e 3777-6528. Com as pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres. Sexta-feira e sábado, às 20 horas. Ingresso: R$ 5 (preço único). Desconto de 20% para clientes HSBC. À venda no Disk Ingressos pelo telefone (41) 3315-0808 e nos quiosques dos shoppings Mueller, Total e Estação. Na internet: www.diskingressos.com.br.
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