Exposições
Confira informações desta e de outras exposições no Guia da Gazeta do Povo.
"Curitiba é ecológica por causa de Rogério Dias. Aqui tem passarinhos para ver os passarinhos de Rogério." A frase da poeta Alice Ruiz sobre o trabalho do artista resume o carinho dos paranaenses com sua obra, cujos momentos mais marcantes foram compilados no livro Ave, Rogério, que será lançado no domingo, às 11 horas, no Solar do Rosário.
Junto com a obra, que traz também vários depoimentos, como o de Alice, a respeito do trabalho de Dias, será aberta ainda uma exposição homônima com cerca de 30 obras muitas delas inéditas, que pertencem ao acervo do Solar.
O livro é ilustrado com diversas obras e desenhos de Rogério, que foram fotografadas por Nego Miranda, e os textos com análise da obra do artista são da jornalista Adélia Maria Lopes. A edição e a organização foran feitas pelo próprio Dias junto com Selma Albano, e projeto gráfico de Guilherme Zamoner, com textos em português e inglês. "O Gui é um grande maestro. Em um espaço deveras pequeno, fez uma sensacional sinfonia. Bem solta, diferente e marota", contou Dias.
Paranaense de Jacarezinho (Norte Pioneiro do estado), Rogério Dias iniciou a carreira na década de 1960. No Salão Paranaense de 1981, conquistou o primeiro lugar com uma tela com os coloridos pássaros. "No meu início, nos anos 1960, eu queria aprender, depois fazer. Agora, continuo buscando aprender cada vez mais. E os pássaros, um após o outro, foram aparecendo."
O livro Ave, Rogério estará à venda por R$ 50, e a entrada para o lançamento é gratuita. A exposição fica em cartaz até 24 de março.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião