A produção “Hoje é Dia de Maria” será reexibida na Rede Globo a partir da próxima terça-feira (2). A minissérie, de 2005, será transmitida em dois capítulos - além de no dia 2, também no dia 4 - fechando a segunda temporada do festival “Luz, Câmera 50 anos”. As informações são da própria emissora.
Finalista do International Emmy Awards em 2005, nas categorias de melhor minissérie para TV e melhor atriz (Carolina Oliveira), “Hoje é Dia de Maria” tem autoria e direção de Luiz Fernando Carvalho e autoria de Luís Alberto de Abreu. A trama marcou também a história dos 40 anos da Globo em 2005.
Inspirada no texto do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini, a trama recorreu a elementos folclóricos e míticos, presentes em contos populares compilados por Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Sílvio Romero para contar as aventuras da doce Maria (Carolina Oliveira/Letícia Sabatella).
A história
Com uma abordagem fantasiosa de um sertão imaginado e folclórico, o drama da protagonista é acompanhado desde sua infância (Carolina Oliveira) até a fase adulta (Letícia Sabatella). Na primeira etapa do filme, a infância é sofrida, com os abusos do pai (Osmar Prado), a fuga de casa, a madrasta vilã (Fernanda Montenegro) e seus encontros com o diabo.
Já na fase adulta, Maria participa da companhia de teatro Mambembe, vive um romance com o pássaro Amado, enfrenta a morte do pai e retorna à infância para o desfecho da história.
Deixe sua opinião