Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pesquisa

Capitais perdem espaço e cidades do interior melhoram ambiente para empreender

Vista de Maringá: cidade  subiu duas posições em relação ao ano passado e fiou em 9.º lugar no ranking nacional dos melhores locais para empreender. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Vista de Maringá: cidade subiu duas posições em relação ao ano passado e fiou em 9.º lugar no ranking nacional dos melhores locais para empreender. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

As cidades de médio porte superaram as capitais e despontaram como os grandes destaques no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado pela Endeavor na semana passada. Das dez primeiras colocadas no ranking que avaliou o ambiente empreendedor dos municípios brasileiros, seis cidades são consideradas de médio porte ou estão no interior. É o caso de Maringá, no Noroeste do estado, que ficou na 9.ª colocação e superou Curitiba, que aparece somente no 15.º lugar.

Para o professor de empreendedorismo da ISAE/ FGV Allan Costa, a vantagem das cidades médias é a maior proximidade dos atores envolvidos e, como consequência, a formação de um ecossistema empreendedor fortalecido. “Um contato mais permanente dos atores faz com que as informações relacionadas as necessidades das empresas sejam mais discutidas e trabalhadas de forma mais integrada”, explica. “Além disso, é mais fácil de criar um grupo que brigue pelas melhorias de aspectos regulatórios, por exemplo.”

A coordenadora regional da Endeavor no Paraná, Mariana Foresti, acredita que todas as cidades tenham grande potencial de crescimento, a depender das ações de cada uma. “Cidades grandes tem mercado maior, infraestrutura robusta, mas precisam trabalhar muito na questão do ambiente regulatório. Por outro lado, as cidades médias têm investido muito em capital humano e possuem, em geral, melhor qualidade de vida e menos problemas de mobilidade urbana”, analisa. “Isso pesou para que, no geral, as médias crescessem mais neste ano.”

Entre as cidades paranaenses presentes na lista, Maringá (9º) é a melhor colocada. Além de subir duas posições em relação ao ano passado, é a primeira vez que outra cidade do estado fica à frente de Curitiba. Um pouco abaixo está Londrina (19º), que caiu duas posições em relação a 2015.

Além de Curitiba, outras capitais perderam posições para cidades do interior: Vitória caiu duas posições; Rio de Janeiro, quatro; Recife, quatorze; Goiânia, sete; Salvador, uma; João Pessoa, cinco; Manaus, duas; São Luís, três; e Campo Grande, caiu dez posições. Maceió se manteve na última posição do ranking.

Pelo segundo ano consecutivo, São Paulo e Florianópolis conquistam a primeira e segunda colocação, respectivamente, no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). Divulgado na última quarta-feira (16), o ranking realizado pela Endeavor avalia o ambiente empreendedor de 32 cidades brasileiras, de 22 estados. O ranking completo está disponível no site da instituição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.