Comerciantes de Curitiba aguardam uma queda de 6% nas vendas para a Páscoa deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a pesquisa ACP/ Datacenso, feita entre os dias 23 e 25 de março, dos 200 comerciantes ouvidos, 45% calculam queda nas vendas, 36% esperam que as vendas fiquem equiparadas a 2014 e apenas 17% esperam vender mais.
O movimento de Páscoa vinha de um aumento: em 2014 houve um crescimento de 3% em relação a 2013. De acordo com os empresários, a previsão negativa é resultado da crise econômica do país, o que desencoraja os consumidores a gastar.
Consumidores
Em pesquisa feito pelo Datacenso junto aos consumidores, 50% afirmaram que não comprarão chocolates para a Páscoa deste ano.
Para a parcela que optará por presentear com chocolates, a preferência continua sendo por ovos (88%), seguida de caixa de bombons (8%) e barras (4%). Grande parte dos 402 consumidores ouvidos pela sondagem revelou que pretende gastar R$ 110 com a compra de Páscoa, presenteando 4 pessoas, sendo R$ 28 por presente.
Para garantir os melhores preços, os consumidores que têm hábito de pesquisar visitarão as lojas (79%) e consultarão tabloides de ofertas (57%). E costumam efetuar suas compras entre sete e quinze dias antes do dia da Páscoa (73%).
Mais da metade dos curitibanos que pretendem comprar ovos, preferem os de 200 a 240 gramas (54%), com brinquedo dentro (51%) e tradicionais (51%). Os sabores preferidos são os de chocolate puro (75%), seguido de crocante (21%) e branco (19%).
Pagamento
Segundo os comerciantes, as formas de pagamento que o consumidor vai utilizar nas compras de Páscoa serão à vista com cartão de crédito (47%), seguido de parcelado com cartão de crédito (27%). No ano passado, o valor médio gasto pelos consumidores na Páscoa foi de R$ 117.