Porto Pontal
Investimento: R$ 1,5 bilhão
Área: cerca de 600 mil m² na Ponta do Poço
Empregos: 2.000 diretos
O projeto do Porto Pontal é focado na movimentação de containers e pretende ser o primeiro porto do país a operar guindastes sobre trilhos, a exemplo de portos da Europa. O novo porto privado pode ampliar em 55% a capacidade produtiva do estado, que passaria a movimentar 70 milhões de toneladas em cargas.
Localizado na entrada da baía, o Porto Pontal tem vantagem de uma hora de atracação na comparação com o Porto de Paranaguá, que fica numa área mais interna da baía. O projeto pretende implantar um cais de mil metros e três berços de atracação simultânea de navios, com profundidade do calado de 16 metros.
Novo Porto
Investimento: R$ 3 bilhões
Área: 200,0 hectares na foz do Rio Embocuí
Empregos: 3.000 diretos nas duas fases (implantação e operação)
O projeto do Novo Porto deve movimentar todo tipo de carga. Além de armazéns destinados a graneis (soja, milho e fertilizantes), o espaço contará também com área de silos verticais (trigo, malte e cevada), pátios de containers e de veículos.
O píer de atracação contará com sete berços privativos, em formato de T, com espaço para três navios full-containers na face externa e quatro navios destinados a graneis sólidos e líquidos na face interna. A previsão é que as obras durem até cinco anos, contados a partir da obtenção das licenças e autorizações necessárias.
TUP Subsea 7
Investimento: R$ 103 milhões
Área: 2,6 mil hectares em Pontal do Paraná, entre o balneário Shangri-lá e a foz do Rio Guaraguaçu
Empregos: 1.000 diretos nas duas fases (implantação e operação)
O terminal privativo servirá exclusivamente para a montagem e embarque tubos de aço carbono, rígidos e semirrígidos, bem como estruturas e demais componentes de sistemas submarinos, usados na prospecção e exploração de petróleo e gás, fornecidos pela Subsea para campos do pré-sal.
Está previsto de um píer de acostagem de 300 metros quadrados e um cais com plataforma para atracação de barcaça. O prazo de execução previsto para a obra é de sete meses. Apesar da grande área adquirida pela empresa, apenas 3% do terreno será destinado ao terminal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião