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Publicidade segmentada

Mídia indoor invade academias de ginástica

Ações promocionais ajudam a engordar receita de espaços fitness e salões de beleza

“A demanda cresce a cada ano, e o retorno financeiro é bastante significativo. Todo o valor é reinvestido em eventos para nossos alunos e outras ações de marketing da nossa unidade.”Vanessa Sanches, gerente administrativa da Companhia Athlética de Curitiba. | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
“A demanda cresce a cada ano, e o retorno financeiro é bastante significativo. Todo o valor é reinvestido em eventos para nossos alunos e outras ações de marketing da nossa unidade.”Vanessa Sanches, gerente administrativa da Companhia Athlética de Curitiba. (Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo)

Você corre e o anúncio está ali na esteira, bem ao alcance dos seus olhos. Você faz abdominais e lá está ele novamente, colado no espelho da sala. A mídia indoor e as ações promocionais são cada vez mais comuns nas academias de ginástica – onde cada cantinho virou espaço em potencial para "falar com o consumidor". Esse movimento tem engordado o faturamento das academias, em especial aquelas voltadas ao público de alto poder aquisitivo.

Com sete anos de atuação, a agência paulistana Mídia em Foco é uma das pioneiras na negociação destes espaços no país e, desde então, vê seu faturamento dobrar ano a ano – o que dá uma pista sobre o ritmo de expansão dos negócios piscina afora. No início, o único cliente era uma rede com cinco unidades em São Paulo. Hoje são 350 academias em todo país. "A demanda vem crescendo muito e a oferta hoje também é maior e melhor", diz o diretor comercial da empresa, André Bronstein. "Há sete anos, não havia ninguém nas academias preparado para esse tipo de negociação e para a definição de preços dos espaços."

O perfil dos anunciantes é o mais variado possível – desde os óbvios produtos de higiene e para a prática de esportes até a indústria automobilística ou da construção civil. A supervisora de marketing da Gustavo Borges, Daphne Lambros, diz que há fila de espera de interessados em anunciar em alguns espaços da academia – que são vendidos ou, em alguns casos, negociados em troca de patrocínio para eventos.

Sem revelar números, Daphne diz que o faturamento com a mídia indoor ainda é pequeno no total da empresa, mas é bastante significativo para o departamento de marketing. "Essa verba não é utilizada para pagar a infra-estrutura da academia, e sim para eventos e ações do setor. Para isso ela é primordial."

O destino do dinheiro é o mesmo na Companhia Athlética de Curitiba, que funciona dentro do Parkshopping Barigui. A gerente administrativa da unidade, Vanessa Sanches, diz que o faturamento com mídia e ações promocionais fica entre 2% e 5% do total mensal da academia. "A demanda cresce a cada ano, e o retorno financeiro é bastante significativo. Todo o valor é reinvestido em eventos para nossos alunos e outras ações de marketing da nossa unidade."

No alvo

A grande vantagem das ações de mídia indoor, acredita Bronstein, da Mídia em Foco, é atingir um público segmentado, em um momento de relaxamento. "No caso das academias, são ainda pessoas preocupadas com saúde e bem-estar." Pelas salas da Companhia Athlética, por exemplo, passam por dia cerca de 600 alunos, entre 21 e 59 anos, na sua maioria de alto poder aquisitivo – que pagam uma mensalidade entre R$ 177 e R$ 255.

Assim como as opções de espaço, os custos deste tipo de ação variam bastante. Em Curitiba, a estimativa da Mídia em Foco é de que um espaço de mídia indoor por um ano custe entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil. Não que isso signifique um padrão. "Uma proposta pode variar de R$ 500 a R$ 500 mil, dependendo da quantidade de ações e do número de unidades envolvidas", diz o gerente de marketing da Curves Brasil, Fabiano Leirinha.

A rede é voltada exclusivamente ao público feminino e tem mais de 60 mil alunas em 222 unidades espalhadas pelo país. É esse perfil de público tão específico, na opinião do gerente, que atrai o interesse de tantos anunciantes na rede. "Sempre houve uma demanda grande e ela vem crescendo."

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