Na esteira do lançamento de um cartão de crédito sem anuidade que alcançou mais de oito milhões de pessoas no Brasil, o Nubank considera agora a implantação de um novo critério para concessão do seu cartão. A fim de reduzir uma fila de espera que já soma 500 mil cadastros, a ideia seria conceder limites tendo por base o depósito de valores caução.
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O modelo seria ainda uma solução para clientes que não tenham conseguido um cartão pelas vias habituais (seja por falta de histórico de transações financeiras ou por pendências no CPF). “Estamos explorando alternativas para atender o cliente na lista de espera ou que tenha tido o cartão negado”, disse a sócia e uma das fundadoras da startup, Cristina Junqueira, em entrevista ao Estadão.
Comum em grandes bancos dos EUA, o padrão demanda o depósito de um valor em dinheiro. Com base no montante alocado, a instituição então calcula o limite de crédito do cartão — ficando a quantia como garantidora de uma aplicação financeira em nome do cliente. No caso do Nubank, a proposta seria de um investimento com rendimento superior ao da caderneta de poupança (que fechou maio com 6,57% nos últimos 12 meses).
Redução de custos
Além de um processo mais inclusivo para a concessão de crédito, o modelo do valor caução também pode reduzir os custos com a concessão de crédito. Afinal, para cada real fornecido como crédito, é necessário que a instituição reserve igual valor como capital de giro. “Qualquer operação de funding tem um custo muito alto no Brasil e esse movimento nos aproxima de mercados internacionais”, destacou o diretor de inovação da consultoria Accenture, Guilherme Horn, ao Estadão.
Após a tomada de aportes que ultrapassam os US$ 580 milhões — e acumulando prejuízo de R$ 122 milhões em 2016 —, a implementação do novo formato de concessão poderia representar também um fôlego extra para o Nubank.
No momento, apenas pesquisas
Normalmente envolvida em várias pesquisas relacionadas a melhorias de processo, o Nubank faz saber que a possibilidade do crédito por depósito caução não passa, no momento, de uma possibilidade aventada. Em nota, a assessoria da startup reforçou que a realização de pesquisas não significa que a oferta chegará aos clientes em potencial. Confira-a na íntegra:
"No Nubank estamos sempre em busca de novas ideias e soluções para melhorar a experiência dos nossos clientes. Por isso, fazemos com frequência pesquisas presenciais e online, com clientes e não-clientes de diferentes perfis, para buscar insights que guiam o desenvolvimento do nosso produto. A realização dessas pesquisas, é claro, não significa que nenhuma das ideias estejam atualmente em desenvolvimento pela equipe ou que estarão no futuro."