Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conquista

Estudantes de universidade federal conquistam terceiro lugar em torneio internacional de Física

“Esperamos mostrar que os jovens estudantes desse país merecem todo nosso investimento para irem cada vez mais longe”, disse a equipe brasileira. | Reprodução/Facebook.
“Esperamos mostrar que os jovens estudantes desse país merecem todo nosso investimento para irem cada vez mais longe”, disse a equipe brasileira. (Foto: Reprodução/Facebook.)

Um grupo de alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) conquistou o terceiro lugar no Torneio Internacional de Físicos (IPT - International Physicists’ Tournament, em inglês). A equipe representou o Brasil na final da disputa, que aconteceu na Rússia entre os dias 1 e 8 de abril.

O torneio reuniu estudantes de graduação e mestrado em física que competem por meio de desafios para resolução de 17 problemas na área que ainda não têm soluções concretas. 

Nesta edição, a equipe teve que cumprir desafios sobre buracos negros sônicos, produzir origamis, um detector de partículas caseiro e analisar como reacender uma vela a partir da própria fumaça na maior altura possível. 

Histórico

Essa foi a segunda participação do Brasil na disputa mundial. A equipe da UFABC representou o país nas duas edições da competição; em 2017, na Suécia, os estudantes conquistaram o 11º lugar na classificação geral e 1º lugar na América. 

“Nunca pensei que alcançaríamos a final dada a quantidade de dificuldades que tivemos. Mas isso mostra que todo o esforço valeu a pena”, contou Ricardo Gitti, um dos participantes, em entrevista a um jornal local.  

A equipe foi composta pelos estudantes de graduação em física André Juan e Matheus Pessôa; os mestrandos Andrius Dominiqui, Lucas Maia e Lucas Tonetto; e os estudantes de engenharia Gustavo Saraiva e Ricardo Gitti. Na liderança do time está o mestre em física Henrique Ferreira. 

“Esperamos mostrar que os jovens estudantes desse país merecem todo nosso investimento para irem cada vez mais longe”, disse a equipe em um post no Facebook após a consquita. “Que outros brasileiros alcancem conquistas cada vez maiores, sem passar pelas dificuldades que passamos”, completou. 

Incentivo

Para participar do torneio na Rússia, o time da UFABC realizou uma arrecadação online. O objetivo era financiar os custos de R$ 30 mil com a viagem da equipe, incluindo passagens e taxas de inscrição.  

“Além de participar do torneio, pretendemos reverter todo o conteúdo científico desenvolvido para a sociedade em divulgação científica, vídeos educacionais no YouTube e Facebook e apresentações/seminários em escolas públicas para incentivar os alunos no estudo de Física e aproximá-los da vida universitária”, explica. 

Entre os projetos que os estudantes pretendem desenvolver está a criação de um projeto educacional de extensão para incentivar o estudo de ciências exatas entre alunos do ensino fundamental e médio. 

“Queremos também expandir a divulgação científica no Brasil para que outros jovens tenham a oportunidade de explorar a Física da melhor maneira: conseguindo relacioná-la com o cotidiano e, acima de tudo, superando grandes desafios”, dizem. 

Até agora, a campanha arrecadou cerca de 45% da verba estimada. Mesmo com o fim do torneio, ainda é possível doar até o dia 25 de abril, através deste link

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.