Metade das escolas do Paraná obteve em 2014 média abaixo de 500 na Redação do Enem, nota mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para um aluno conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. O resultado piorou em relação a 2013, quando 39% dos colégios avaliados não atingiram metade dos mil pontos possíveis na prova. O desempenho das instituições de ensino nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem foi divulgado na quarta-feira (5).
Das 957 escolas do Paraná que tiveram as notas divulgadas, 496 (51,8%) não chegaram a 500 pontos. Os dados nacionais mostram cenário parecido: 47,5% das escolas avaliadas no país não conseguiram média 500. No total, 15.640 escolas de um grupo de 29.635 tiveram suas médias divulgadas.
Para o professor de Produção de Texto Marlus Geronasso, o desempenho ruim na Redação pode ser explicado pela dificuldade de interpretação dos comandos da prova. “Em primeiro lugar, muitos alunos não entendem o que é uma dissertação argumentativa. O tipo de texto exigido na prova não é absorvido pelo aluno”, afirma.
Segundo Marlus, outro problema é a falta de compreensão do tema proposto. “No ano passado, o tema foi a publicidade infantil no Brasil, como ela tem atingido as crianças. Mas os alunos escreveram sobre crianças que trabalham como atores e atrizes. Em 2012, o enunciado pedia uma redação sobre a imigração para o Brasil no século 21. Muitos estudantes escreveram sobre a emigração do Brasil para outros países e em qualquer século”, diz.
Melhor média
A unidade Avenida do Colégio Alfa, de Cascavel, foi a escola do Paraná com a maior média na Redação: 751,71. No ranking nacional, a instituição aparece na 157.ª posição. O diretor-geral do colégio, João Rodrigues, atribui o resultado ao trabalho desenvolvido desde o ensino fundamental e ao fato de que grande parte dos alunos do ensino médio estuda em período integral.
Os alunos com aulas pela manhã têm um planejamento diário de estudos organizado para o contraturno, quando professores de diferentes disciplinas, entre elas Redação, ficam à disposição para tirar dúvidas. Além da sede Avenida, o Alfa tem outra unidade, na qual a média em Redação foi 633,15.
A escola bilíngue St. James, de Londrina, teve a segunda maior média em Redação no Paraná, com 742.11 pontos. Dos 37 alunos do ensino médio, 19 fizeram o Enem. Tanto o Alfa quanto a St. James são instituições privadas de ensino.
Outras áreas
Das 957 escolas do Paraná, 21% não atingiram 450 pontos em Matemática, nota mínima exigida pelo MEC para a certificação do ensino médio. Ainda segundo esse método de análise, a área de Ciências Humanas obteve o melhor desempenho em 2014: todas as escolas do Paraná tiveram média acima de 450. Em 2013, oito escolas (0,8% do total) haviam ficado abaixo da média.
Em Ciências da Natureza também houve um salto: o número de escolas abaixo dos 450 pontos caiu de 14,8% para 3,3%. Na prova de Linguagens, apenas três ficaram com média menor que 450 (0,3%), uma evolução em relação a 2013, quando 93 instituições (10%) não atingiram a média.