Desde agosto do ano passado, os usuários do cartão Metrocard têm a possibilidade de usufruir também das vantagens do cartão pré-pago MasterCard/Acesso, que pode ser utilizado na função crédito para compras em lojas físicas e no e-commerce, para pagar contas e até recarregar o celular, tudo com muita facilidade. Dos aproximadamente 300 mil usuários Metrocard, 30 mil ativaram o cartão e já têm à disposição aproximadamente 4 mil pontos de recarga espalhados por Curitiba e Região Metropolitana. Outra vantagem é que, agora, os usuários podem transferir o crédito do cartão pré-pago para utilizá-lo no transporte em uma rápida transação via aplicativo.
Cartão pré-pago facilita a vida dos usuários Metrocard
A função crédito pode ser usada para compras em lojas físicas e no e-commerce, para pagar contas e até recarregar o celular.
+ VÍDEOSA agente de viagens Helena Guerios utiliza o cartão pré-pago há oito meses. “Entrei no site da Metrocard e fiz meu cadastro no portal do cartão Acesso, o que foi bem rápido”, explica. Já cadastrada, Helena optou pela recarga via boleto bancário: emitiu um boleto no valor de R$ 200,00 e pagou no banco. “Em 24h o saldo já estava no cartão. Usei como crédito em uma loja física para testar e como deu certo, usei para comprar um aplicativo de música”, garante. A experiência positiva fez com que ela passasse a recomendar o cartão pré-pago para quem trabalha apenas com débito ou que não tem cartão de crédito. “Algumas compras online só podem ser feitas na opção crédito. Isto vale para passagens aéreas e cupons de desconto, por exemplo”, diz.
A modalidade de compras online é a favorita do gerente territorial Júlio Pereira. “Recomendo muito, especialmente para transações online como aquisição de serviços de streaming como Netflix e Spotify”. Para Pereira, a opção é ideal para quem procura uma opção em relação aos modelos tradicionais de cartão de crédito. Vale lembrar que os gastos nos cartões de crédito convencionais são mais difíceis de controlar. Na opção MasterCard/Acesso, a compra no crédito só é autorizada se há saldo no cartão pré-pago.
Já para o gerente de logística Hellison Rafael de Oliveira, a principal vantagem é concentrar em um único cartão a modalidade transporte e compras, o que evita que ele ande com muito dinheiro na carteira. “Além de passar o cartão nos ônibus, eu o utilizo para fazer compras no comércio. É bem prático”, diz. Para recarregar o cartão, ele vai à Banca Alto Maracanã, no terminal do Alto Maracanã, em Colombo. “Eu chego lá, coloco o crédito e pronto. É só sair usando”, ensina. Quem preferir, pode escolher os pontos de recarga Mastercard/Acesso, identificados com um adesivo, ou emitir um boleto bancário no site Metrocard e pagá-lo em um banco.
Parceria em constante evolução
A parceria entre a Metrocard e a MasterCard/Acesso surgiu para ampliar a funcionalidade do cartão transporte, trazendo mais benefícios aos usuários da rede. Para o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem, trata-se de uma grande evolução do sistema de bilhetagem eletrônica. “É uma parceria que está em constante evolução, sempre buscando dar ao usuário mais comodidade. Acredito que, conforme crescer a utilização do pré-pago, naturalmente as pessoas conhecerão os seus benefícios e a tendência é que cada vez mais passem a adquirir o crédito comum”, afirma.
Para o diretor comercial da Acesso, Elvis Tinti, a constante implantação de benefícios está estimulando a adesão cada vez maior dos usuários ao pré-pago. “Estamos ampliando a rede de recarga e disponibilizamos outra facilidade, que é a possibilidade de transferência de crédito do pré-pago para utilização no transporte. E em breve, vamos lançar uma funcionalidade ideal para o usuário eventual do transporte coletivo”, diz.
O próximo passo, que deve ser dado no primeiro trimestre de 2017, será a implantação do cartão EMV, que permitirá que o portador de um cartão Mastercard que disponha da tecnologia possa utilizar os ônibus da Rede Metrocard sem, necessariamente, possuir o cartão de transporte. “É um diferencial para a multiplicação e acesso das pessoas ao transporte coletivo”, aposta Zem.