Um jogo amistoso de futebol entre as seleções de Alemanha e Holanda, em Hanover, foi cancelado menos de duas horas antes de seu início nesta terça-feira, após informação de que havia sido planejado um ataque com bombas no estádio, informaram as autoridades alemãs.
A polícia alemã, no entanto, não encontrou nenhum explosivo e não fez nenhuma prisão, disse o ministro do Interior de Baixa Saxônia em entrevista coletiva. “Não houve prisões até agora. Quanto à questão se explosivos foram encontrados, posso dizer a vocês que, por enquanto, não”, disse Boris Pistorius.
Terroristas planejavam ataque em mais um ponto de Paris, diz polícia
Leia a matéria completaO jornal alemão Bild disse que uma arena de shows, a Tui Arena Concert Hall, com capacidade para 14 mil pessoas, também havia sido evacuada. O público no local esperava pelo show da banda Soehne Mannheims.
Uma estação de trem também foi fechada após a polícia encontrar artefato suspeito, segundo a Deutsche Welle
Estádio
Os torcedores que estavam dentro do estádio foram orientados a sair, disseram um porta-voz da polícia e uma autoridade do Ministério do Interior.
O chefe da polícia de Hanover, Volker Kluwe, disse a uma rádio local que “havia um plano sério para causar uma explosão no estádio”.
Uma hora antes da partida a polícia encontrou um objeto suspeito do lado de fora do estádio. Ainda não está claro se realmente se tratava de explosivos. “A segurança é primordial. Se uma situação de ameaça existe, então devem ser tomadas essas medidas “, disse o prefeito de Hanover, Stefan Schostok.
O cancelamento do jogo acontece apenas quatro dias depois de uma série de ataques em Paris. A chanceler alemã, Angela Merkel, estaria presente no estádio, juntamente com outros ministros do governo, em uma demonstração de solidariedade aos franceses.
Duas ministras do governo holandês que assistiriam ao jogo - a ministra da Defesa Jeanine Hennes e a ministra da Saúde e Desporto Edith Schippers - estavam a caminho do aeroporto para voltar para casa.
A campeã mundial Alemanha inicialmente não queria que a partida fosse realizada, depois de ter jogado contra a França em Paris na sexta-feira, durante uma onda de ataques que atingiu a cidade, matando 129 pessoas.
Cerca de 80 alemães, incluindo jogadores, treinadores e funcionários, passaram a noite escondidos nos vestiários do estádio Stade de France, enquanto ocorriam ataques em toda a capital francesa, antes de sair direto para o aeroporto na manhã de sábado.
Mas os jogadores, treinadores e também a associação nacional de futebol decidiram ir em frente com o jogo em uma demonstração de união com os franceses.
Preocupação
Este não é o único jogo que foi cancelado. Um amistoso entre Bélgica e Espanha, que seria realizado nesta terça-feira em Bruxelas, foi adiado por razões de segurança, informou a federação de futebol da Bélgica em comunicado. “A URBSFA (federação belga) recebeu contato do governo nesta noite e foi aconselhada a não organizar a partida entre Bélgica e Espanha na noite de amanhã”, disse a entidade em comunicado na noite de segunda-feira (16).
As autoridades espanholas também demonstram preocupação com segurança e devem montar um grande esquema para o clássico entre Real Madrid e Barcelona, na capital espanhola, no próximo sábado.
Deixe sua opinião