A Suprema Corte norte-americana fez uma citação inusitada na última segunda-feira para embasar a decisão judicial de um caso. “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, escreveu a juíza Elena Kagan, em referência a uma frase famosa usada nos quadrinhos e nos filmes do “Homem-Aranha”.
O bom humor implícito na nota, no entanto, é justificável. A ação envolvia uma briga antiga entre a Marvel – detentora do personagem – e Stephen Kimble, um desenvolvedor de brinquedos.
Kimble havia patenteado um brinquedo que permite às crianças soltarem teias com um mecanismo de pulso, exatamente como o célebre personagem de Stan Lee. A Marvel, no entanto, comprou a patente e estabeleceu pagamento de 3% das vendas para Kimble.
O contrato inicialmente não estabelecia data para o fim dos pagamentos. Posteriormente, a gigante dos quadrinhos apoiou-se em precedentes para estabelecer 2010 (ano do fim da patente) como data final dos pagamentos. Kimble não gostou e acionou judicialmente a empresa.
As decisões anteriores deram vitória à Marvel e foi nelas que Elena Kagan e outros juízes que avaliaram a questão se apoiaram. “As patentes dão aos seus donos superpoderes, mas apenas por um tempo limitado”, finalizou a juíza.
“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Embora tenha se tornado popular ao ser usada por Tio Ben ao advertir Peter Parker sobre seus superpoderes -- em passagem famosa de “Homem-Aranha”, esta frase já existia bem antes de ser usada. Muitos, inclusive, a creditam ao pensador francês Voltaire. Além disso, outros apontam que ela possa ter um fundo bíblico.