Três a cada quatro brasileiros não sabem o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). É o que apontou um estudo feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. 76,2% dos entrevistados não souberam dizer quem comanda a Câmara e, consequentemente, também é o primeiro na linha sucessória do país. Em caso de queda do presidente Michel Temer (PMDB), é Maia quem assume o Planalto imediatamente.
Segundo a pesquisa, apenas 23,8% dos brasileiros sabem que Rodrigo Maia está à frente da Câmara dos Deputados. Em um levantamento espontâneo, em que o entrevistador não indica as opções de resposta, somente 22,8% responderam corretamente o nome do presidente da Câmara. 1% citou outros nomes.
Maia presidente?
O Instituto Paraná Pesquisa também quis saber dos brasileiros o que eles achariam de um eventual governo Maia. 18,7% acreditam que o país ficará pior do que está atualmente, com o comando de Michel Temer. Para 14,8% dos entrevistados, o Brasil vai melhorar com o afastamento de Temer e com Maia na Presidência. 59% disseram que a situação do país ficará igual e 7,4% não opinaram ou não souberam responder.
Sobre a pesquisa
A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 156 cidades de 25 estados e do Distrito Federal, entre os dias 24 e 27 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança do levantamento é de 95%.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião