Dedução de despesas médicas no imposto de renda: Marcos Cintra
Marcos Cintra afirma que dedução de despesas médicas no imposto de renda favorece apenas famílias ricas.| Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil

Secretário da Receita Federal, Marcos Cintra disse nesta segunda-feira (12) que o governo pretende estabelecer um teto de renda, podendo ser vinculado a salário e recebimentos, para a dedução de despesas médicas no Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF). A inclusão deve constar na proposta de reforma tributária da equipe econômica do governo. “Hoje existe um benefício excessivo a famílias de alta renda, que usa medicina particular e não usa o SUS. O grosso da população usa o SUS e não tem nenhuma dedução”, afirmou.

Além da dedução de despesas médicas no imposto de renda, Cintra também comentou a proposta de criação de um tributo sobre pagamentos, para substituir o tributo sobre folha e financiar a Previdência. Segundo ele, a substituição aumentaria em 30% a base de arrecadação, porque a Receita estima que há R$ 400 bilhões de recursos que são sonegados, diante de uma arrecadação prevista de R$ 1,4 trilhão. “Um tributo sobre pagamento com uma alíquota pequena trará benefícios muito maiores e malefícios muito menores do que um tributo convencional com uma alíquota gigantesca”, disse.