Os agentes penitenciários do Paraná vão se reunir nesta segunda-feira (25), a partir das 8 horas, em frente à sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), situada na Rua Mário de Barros, 1290, em Curitiba. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), o secretário interino da pasta, Wagner Mesquita de Oliveira, irá receber uma comitiva formada pela categoria.
De acordo com o Sindarspen, os servidores vão apresentar as reivindicações para que o governo apresente propostas concretas para o sistema penitenciário do estado. A greve dos agentes penitenciários começou no último sábado (23).
Além de cobrar um índice de reajuste salarial de 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses, a categoria pede mais segurança e melhores condições de trabalho. A greve deve afetar as atividades de escolta e de trabalho dentro das unidades penitenciárias, visitas e pátio de sol. Serviços ligados à alimentação, emergências médicas, cumprimento de ordens judiciais e escoltas para audiências funcionarão normalmente. Em todo o estado, são cerca de 3,4 mil agentes penitenciários.
Segundo o comando geral da greve, as particularidades de cada unidade devem ser resolvidas juntamente com os comandos de greve locais, após consulta ao comando de greve estadual.
Londrina
Segundo publicou o Jornal de Londrina, familiares de presos na Casa de Custódia de Londrina fizeram uma manifestação na manhã deste domingo (24) devido à greve dos agentes penitenciários. Policiais militares acompanharam a manifestação à distância, com agentes da P2 – o serviço reservado da PM – infiltrados em meio aos familiares.