As notas do Enem de 2014 comprovam que o desempenho da escola depende mais do contexto socioeconômico das famílias do que do ensino ofertado pela instituição de ensino. Entre as escolas com alunos de nível alto de renda, a média das instituições estaduais do Paraná se aproxima das escolas privadas. E, no nível muito alto, até supera. O perfil socioeconômico das instituições foi divulgado pelo governo federal junto com as médias por escola no Enem, para garantir uma análise mais completa dos fatores que interferem na nota dos estudantes.
No ranking geral, a nota das escolas privadas do Paraná em Redação foi 586 e a das estaduais, 472 – uma diferença de 116 pontos. Mas, ao se analisar apenas as escolas de nível alto, a diferença cai pela metade: 556 contra 503.
No nível muito alto, há apenas uma instituição estadual listada: o Colégio da Polícia Militar do Paraná. O desempenho da instituição supera a média das 171 escolas privadas com o mesmo perfil socioeconômico. Em Redação, por exemplo, a escola estadual tem média 631, contra 611 nas instituições pagas. O Colégio da PM, porém, é uma das instituições públicas que realiza teste seletivo para ingresso de alunos, assim como o Colégio Estadual do Paraná, e por isso as notas dos estudantes nas provas nacionais costumam ter destaque.
Esta é a segunda vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, fornece dados sobre o nível socioeconômico. Na divulgação dos resultados do Enem, no começo do mês, o ministro Renato Janine Ribeiro disse que esse é o fator determinante na nota. “Uma escola com alunos mais pobres vai ter uma nota inferior. Mas essa escola pode estar fazendo um trabalho educativo mais importante. Ela pode talvez melhorar esses alunos mais do que aquela que já recebeu o aluno com muita formação e com nível socioeconômico alto, apenas dando um pequeno avanço nele”, explicou na ocasião.
Análise
Estudos sobre o Enem já identificavam que a origem social do aluno faz diferença. Em sua tese de doutorado, defendida em 2013, o pesquisador da USP Rodrigo Travitzki levantou que 80% da média de cada escola é explicada por fatores que não são controlados pelos educadores, como nível socioeconômico e região. Ele explica que a lógica não se aplica ao aluno. “Alunos mais pobres podem ir bem no Enem, mas as escolas mais pobres dificilmente terão uma boa posição”, diz.
A professora da Faculdade de Educação da UFMG Maria Teresa Gonzaga Alves esclarece que a condição socioeconômica não deve ser vista como barreira. “A escola com nível baixo não terá desempenho ruim, necessariamente. Não é uma condição determinante, mas ajuda a explicar a nota”, afirma.