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Trânsito

Em duas semanas, Centro de Curitiba terá novo limite de velocidade

 | Antônio More/Gazeta do Povo
(Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Faltam duas semanas para começar a valer o novo limite de velocidade nas ruas e avenidas do anel central de Curitiba. A partir de 16 de novembro, os motoristas que trafegarem acima de 40 quilômetros por hora estarão sujeitos a multas. É a chamada Área Calma, com 140 quarteirões, que estabelece novas regras para circulação de veículos em todas as vias dentro do polígono formado pelas ruas André de Barros/ Nilo Cairo, Mariano Torres, Luiz Leão, Inácio Lustosa e Visconde de Nacar.

Na semana passada, o balanço da Secretaria Municipal de Trânsito indicava que 40% das películas com a inscrição 40 km/h haviam sido colocadas no asfalto. Devem ser 160 no total. Também já tinham sido instalados sete dos oito novos radares. Somado aos quatro que já monitoravam velocidade e avanço de sinal em cruzamento, serão 12 equipamentos verificando se os novos limites estão sendo respeitados – além da fiscalização com radares móveis. Ainda falta concluir o processo de colocação das 60 placas “aéreas”, nas ruas de acesso ao polígono, indicando ao motorista que ele está prestes a entrar em uma região de velocidade restrita. “O tempo não está ajudando. É muita chuva”, comenta o diretor de Engenharia da Setran, Maurício Razera, destacando que mesmo assim será possível cumprir o cronograma.

O processo de adaptação promete ser complicado. Alguns motoristas têm tentado se antecipar e trafegar a 40 km/h, mas relataram dificuldades, desde a sensação de que o trânsito não flui até a impressão de que os outros carros iriam “passar por cima”. Quando a regra começar a vigorar para valer, a tendência é de que os demais condutores passem a respeitar quem está andando dentro da lei. Nos dias 9, 11 e 12 de novembro, das 9 às 10 horas, estão previstos mutirões de orientação aos motoristas.

Em pelo menos 18 trechos de ruas que cortam o centro era possível trafegar a 60 km/h. Outras oito vias permitiam circulação em até 50 km/h. A prefeitura garante que há uma boa notícia para quem reclama do “anda e para” por causa da falta de ajuste dos semáforos. Com a velocidade padronizada em todo o anel central, os sinaleiros também serão sincronizados para 40 km/h. Assim, quem rodar com uma velocidade regular poderá cruzar o trecho todo sem parar em cruzamentos.

Pela região circulam 700 mil pessoas por dia e o polígono concentra a maior parte dos atropelamentos em Curitiba – tipo de acidente que causa mais mortes na cidade. As regras de velocidade valem inclusive para a circulação de ônibus e para faixas exclusivas de transporte coletivo. Na região aconteceram 24 óbitos nos últimos três anos e o argumento da prefeitura é de que se só uma vida for salva já terá valido a pena a redução de velocidade. As demais intervenções previstas no projeto, como plantio de árvores e adaptações em vagas de estacionamento, ainda não têm data definida para serem executadas.

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