As médias gerais das provas de redação e matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 tiveram queda significativa em relação à edição de 2013. Já em Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Liniguagens, as notas subiram. O balanço geral das notas foi divulgado ontem pelo ministro da Educação, Cid Gomes, e pelo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares.
A pontuação média em redação caiu de 504,3 para 470,8. Redução de 9,7%. Em números absolutos, apenas 250 de 5,9 milhões de candidatos que tiveram os textos corrigidos obtiveram nota máxima (mil pontos). Por outro lado, 529 mil alunos tiraram nota zero, o que representa 8,5% dos participantes. Eles estão, automaticamente, eliminados. Não poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será aberto na próxima segunda-feira. Pouco mais de 35 mil candidatos obtiveram notas entre 901 e 999 nesta parte.
A pontuação média na parte de Matemática sofreu queda de 7,3%, passando de 514,1 para 473,5. Já as médias de Ciências Humanas (546,5), Ciências da Natureza (482,2) e Linguagens e Códigos (507,9) foram superiores em relação à edição de 2013 do Enem.
Avaliação
Para o presidente do Inep, o retrocesso em redação e matemática não é alvo de preocupação. "O rigor do ano passado foi igual ao deste ano. Este ano tivemos mais capacitação. Portanto, a variação tende a ser menor. Estamos cada vez mais seguros que não estamos prejudicando os alunos."
Já o ministro Cid Gomes acredita que a queda se deve ao tema cobrado na redação deste ano. "Arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi Lei Seca, que foi muito debatida pela mídia. Já o tema de 2014, publicidade infantil, não teve um grande processo de discussão. Não diria que foi mais difícil, pois é relativo. Não teve um grau de discussão nacional com o tema de 2013", afirmou o ministro.
Hackers
Em meio à expectativa de milhões de estudantes para a divulgação das notas do Enem, o presidente do Inep, José Francisco Soares, disse que o site oficial do órgão virou alvo de uma sucessão de ataques de hackers o que deve se prolongar pelos próximos dias. "Isso é absolutamente comum. É uma coisa impressionante a quantidade de pessoas que querem derrubar o site", disse Soares, lembrando que o episódio já havia ocorrido antes, na época de inscrição do exame.
O Inep só conseguiu liberar o acesso às notas individuais do Enem após as 20h30 da noite de ontem.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião