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Ensino Médio

Paraná tem apenas cinco escolas entre as 100 melhores no Enem

Inep divulgou ontem nota de cada instituição de ensino no Enem: Redação é ponto fraco do Paraná. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Inep divulgou ontem nota de cada instituição de ensino no Enem: Redação é ponto fraco do Paraná. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

O Paraná tem cinco escolas entre as cem mais bem colocadas nas quatro provas objetivas do Enem. Na Redação, nenhuma das 957 escolas do estado aparece na lista nacional. As médias das instituições de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 foram divulgadas nessa quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Não é possível verificar a média geral das instituições de ensino, apenas o desempenho em cada uma das quatro provas objetivas e da Redação.

O Curso Dom Bosco e o Colégio Positivo estão entre os cem melhores em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O colégio da Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR) aparece entre os mais bem colocados em Matemática e Ciências da Natureza. Também da capital, o Marista Santa Maria ocupa a 100.ª posição em Matemática. Única escola do interior do Paraná a compor a lista, a St. James, de Londrina, aparece na 77.ª colocação na prova de Linguagens.

A Redação parece ser o ponto fraco do Paraná: o colégio mais bem colocado do estado nesse quesito, o Curso Alfa, de Cascavel, aparece na posição 157 do ranking nacional. Em seguida, aparece a Escola St. James.

“Somos uma escola bilíngue e passamos a ofertar ensino médio há quatro anos. A turma que fez o Enem no ano passado é a primeira com alunos que começaram conosco no ensino fundamental e foram até o fim do ensino médio”, afirma Márcia Kobayashi, diretora geral da St. James. Ela explica que a escola tem apenas uma turma de terceiro ano do ensino médio, com cerca de 40 alunos. Destes, 19 fizeram o Enem.

Em 37,5% das escolas do Paraná (359), mais da metade dos estudantes ficaram na faixa mais baixa de proficiência (Nível 1), o que significa que tiraram menos de 500 na Redação, de um total de mil pontos possíveis.

Em Matemática, 35% das instituições tiveram mais de 50% dos alunos no Nível 1 (menos de 450 pontos). Em Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o porcentual de escolas nessa faixa não é significativo.

Brasil

A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não mostra a média geral do Enem por escola, e apresenta a média em cada uma das quatro provas objetivas e da prova de Redação.

De acordo com o Inep, a informação orienta a sociedade para saber quais são as escolas que realmente ajudam os alunos a melhorar, oferecendo educação de qualidade. Os especialistas em educação apontam que o Enem é um elemento, mas não pode ser critério único para definir a qualidade de uma escola.

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