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O transporte coletivo da capital paranaense ficou em primeiro lugar | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
O transporte coletivo da capital paranaense ficou em primeiro lugar| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Urbs entra com recurso contra julgamento de auditoria da tarifa de ônibus

A Urbanização de Curitiba (Urbs) tenta, pela sexta vez, protelar o julgamento no Tribunal de Contas (TC) do Paraná da auditoria realizada em setembro de 2013 que revelou que a tarifa do transporte coletivo, na época em R$ 2,70, poderia cair 16,7%. Segundo o TC, o processo estava pronto para ser encaminhado ao Pleno da corte para votação nos próximos dias, mas um novo recurso da Urbs suspendeu os trâmites.

O TC apresentou em setembro de 2013 o resultado de uma auditoria, que envolve 37 interessados, e que mostra a possibilidade de queda na tarifa daquela época caísse para R$ 2,25. O documento relaciona 40 irregularidades nos contratos da prefeitura de Curitiba com as empresas concessionárias do transporte coletivo.

Há indícios, segundo nota do TC, de "cartelização do sistema, irregularidades na composição de custos e concessão de gratuidades e fragilidade da fiscalização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica". Na época, o relatório recomendava a anulação da licitação e a realização de uma nova licitação.

Apesar dos problemas e incertezas que os usuários do transporte público têm enfrentado na Grande Curitiba, uma pesquisa realizada por uma entidade de defesa do consumidor revelou que a capital do Paraná é a melhor cidade avaliada quanto ao transporte coletivo na percepção de seus usuários. O comparativo foi feito com outras sete capitais brasileiras. O nível de satisfação do usuário na capital paranaense é de 54%, segundo a pesquisa.

O levantamento, feito pela Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e publicado no site da instituição no último dia 29 de janeiro, ouviu 3.045 associados da entidade entre abril e maio do ano de 2014.

Os dados mostram que, em índice de satisfação, a capital do Paraná está dez pontos à frente de Porto Alegre (44%). Na sequência aparecem Belo Horizonte (41%), Rio de Janeiro (40%), Brasília (36%), São Paulo (35%), Recife (30%) e Salvador (22%).

Curitiba também tem o menor tempo de espera pelo ônibus coletivo em terminais e pontos. São 18 minutos, em média, contra 19 de Porto Alegre. O maior tempo é de Recife, onde a população aguarda 35 minutos por um ônibus, em média.

Quanto ao tempo médio de viagem dos passageiros de ônibus, Curitiba é a que tem o segundo menor tempo de espera. Os usuários ouvidos dizem que as viagens de ônibus no município demoram, em média, 61 minutos na capital paranaense. Porto Alegre aparece com menor tempo médio, com 56 minutos. A capital com o maior tempo de viagem dos ônibus é o Rio de Janeiro, com 93 minutos dentro do veículo.

Greve e aumento da tarifa

O transporte público de Curitiba e Região Metropolitana passa por momentos turbulentos desde o início de 2015. Uma greve de quatro dias no transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, devido à falta de pagamento do adiantamento salarial de motoristas e cobradores, parou os ônibus durante dois dias e deixou, em outros dois dias, 80% da frota nas ruas. Somente após o pagamento de parte da dívida que o governo tem com as empresas de ônibus, 100% da frota voltou às ruas.

Após o fim da greve, não houve acordo em a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Coordenação de Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para manter o subsídio ao transporte metropolitano. Com isso, a prefeitura de Curitiba anunciou que a tarifa de ônibus somente para a capital subiria de R$ 2,85 para R$ 3,30 no pagamento em dinheiro e R$ 3,15 no pagamento com o cartão transporte. No mesmo dia do aumento, na sexta-feira (6), o governo do estado anunciou que a tarifa para os ônibus integrados metropolitanos também subiria para R$ 3,30, além da manutenção de um subsídio de R$ 3 milhões.

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