Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
punição

Policiais foram perseguidos por postagens na internet

“Transgressões” são respaldadas pelo Regulamento Disciplinar do Exército (RDE), já substituído por normativas mais modernas em outros estados

Em abril, a Gazeta do Povo mostrou que um memorando interno da Polícia Militar estabeleceu censura prévia do uso de aplicativos como o WhatsApp por parte dos PMs. Alguns agentes chegaram a responder a sindicâncias, acusados de terem se manifestado em redes sociais em assuntos pertinentes à corporação. Em outros casos, PMs foram perseguidos por terem tatuagens. Para especialistas, essas perseguições são respaldadas pelo Regulamento Disciplinar do Exército (RDE).

“O RDE é um instrumento arcaico, usado de forma discricionária por qualquer pessoa que esteja acima de um subordinado na hierarquia policial. Em vez de resolver problemas da corporação, promove uma desorganização e abre brechas para arbitrariedades”, diz o sociólogo Pedro Bodê.

Um dos casos é o do presidente da União Paranaense do Corpo de Bombeiros, Henri Frâncis, que responde a dois Inquéritos Policiais Militares acusado de ter postado críticas à corporação no Facebook. Um dos procedimentos tem previsão de ouvir mais de 200 testemunhas. “Pelo fato de o perfil ser da associação, eles [o comando da PM] partiram do pressuposto que fui eu quem fez as postagens.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.