Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na Câmara

Projeto de lei prevê que polícias sejam regidas por códigos próprios

Dentre as determinações, a lei propõe o fim da pena de prisão disciplinar ao policial que transgredir as normas de conduta da corporação

O Projeto de Lei n.º 7645/14, que tramita na Câmara Federal, prevê que a Polícia Militar (PM) de cada estado seja regida por um código de ética e disciplina próprio, estabelecido por meio de lei estadual. Se a propositura for aprovada, Paraná, Piauí, Pernambuco e Distrito Federal teriam de aposentar o Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) como norma de suas polícias.

“Para garantir a cidadania, primeiro o policial tem de ser respeitado e tratado como cidadão”, consta da justificativa do projeto, assinado pelos deputados Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e Jorginho Mello (PR-SC). A propositura vem sendo defendida por entidades militares de todo o país. “O RDE é uma afronta aos direitos humanos e vai contra os conceitos de humanização e eficiência que devem reger uma polícia que se preze”, diz o presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais e Bombeiros, sargento Leonel Lucas.

Fim da pena

Dentre as determinações, a lei propõe o fim da pena de prisão disciplinar ao policial que transgredir as normas de conduta da corporação. O consultor e ex-secretário nacional de Segurança Pública coronel José Vicente da Silva concorda e traça um paralelo: nem um cidadão que comete um crime com pena de até quatro anos permanece preso.

“Se um bandido cometer um crime leve, ele tem condições de pagar fiança, por exemplo, e não ficar preso. Não tem sentido prender um policial por um crime administrativo. Não tem sentido prender um policial porque chegou atrasado”, aponta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.