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Serviço gratuito de telegramática completa 30 anos

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Apesar de vivermos uma época em que quase todas as dúvidas podem ser respondidas com um clique, graças à internet, o Telegramática permanece na ativa e comemora, nesta quarta-feira (25), 30 anos com uma média de 150 atendimentos diários. Há meses em que o serviço chega a atender 5 mil ligações.

Telegramática permite tirar dúvidas por telefone

Os funcionários da prefeitura atendem todos os tipos de dúvidas e muitas respostas já estão na ponta da língua. Outras demandam pesquisa, mas as questões colocadas por quem usa esse serviço gratuito sempre são respondidas.

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Mantido pela Secretaria da Educação de Curitiba, o Telegramática conta com uma equipe de sete pessoas que recebem ligações de diversas regiões do Brasil e até do exterior. Desde que foi criado, já prestou 1,4 milhão de atendimentos gratuitos para mais de 700 mil usuários.

A coordenadora do Telegramática, Beatriz de Castro da Cruz, informa que a equipe recebe ligações de Curitiba e região metropolitana, de outros estados e até mesmo do exterior. “Embora o serviço esteja disponível numa página da internet, percebemos que a maioria ainda prefere as ligações telefônicas”, disse.

Na tarde desta quarta, aconteceu uma solenidade em comemoração às três décadas do serviço. O evento contou com as participações, entre outros, do prefeito Gustavo Fruet, do primeiro coordenador do serviço, Luiz Gonzaga Paul, e da idealizadora do Telegramática, Beatriz Paciornick, que foi homenageada. Ela contou que teve a ideia de criar o serviço após saber de uma experiência similar no Arkansas, Estados Unidos, em 1979, com o nome de Grammarphone.

Entre os consulentes está o jornalista e colunista do jornal Gazeta do Povo Wilson de Araujo Bueno, que fez questão de destacar o profissionalismo da equipe que colabora na resolução de dúvidas pontuais. “Eles merecem todo nosso aplauso. A equipe é muito atenciosa e, quando não tem a resposta de pronto, busca a informação e nos liga dando o retorno. Além das dúvidas corriqueiras, eles nos sugerem coisas bacanas, que melhoram e dão um refinamento ao texto”, disse Bueno.

Pesquisa contínua

Os atendentes utilizam como fonte de pesquisa e informação para as consultas aproximadamente 1,1 mil livros e dicionários de diversas áreas. Entre eles, alguns são específicos de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas.

Segundo a equipe, a campeã de dúvidas é a crase, mas além dela questionamentos de regência, concordância, ortografia e pontuação estão entre as perguntas mais frequentes. Todo o trabalho dos atendentes resulta em relatórios estatísticos após o preenchimento de formulários de Informações Complementares à Estatística, os chamados ICE.

O Telegramática foi criado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Telepar, estatal que respondia pelo serviço de telefonia no Paraná e que cedeu as linhas telefônicas. Apenas no primeiro ano, foram atendidas 9.642 consultas de 5.221 usuários.

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