Em meio ao agravamento da crise política no país, a presidente Dilma Rousseff desembarca em Paris neste sábado (28) sem agenda oficial no fim de semana, segundo informação divulgada na noite desta sexta (27) pelo Ministério de Relações Exteriores na capital francesa.
O único compromisso confirmado pelo Itamaraty ocorre na segunda-feira (30), quando Dilma participa do primeiro dia da COP21, a Conferência do Clima da ONU, ao lado de outros chefes de Estado. Uma programação inicial da viagem por escrito foi entregue pelo Itamaraty aos jornalistas brasileiros em entrevista coletiva na embaixada em Paris nesta sexta.
O documento prevê apenas a chegada de Dilma à capital francesa por volta das 14h (11h, horário de Brasília) e as reuniões da COP21 na segunda-feira. A agenda não menciona compromissos sábado e domingo.
Questionado pela reportagem se algo poderia ser marcado no fim de semana, o Itamaraty respondeu que há tratativas para encontros bilaterais neste sentido, mas nada foi confirmado por enquanto.
Os principais líderes, sobretudo os europeus, chegam somente no domingo (29) a Paris. Uma possibilidade, segundo o Itamaraty, seria um encontro de Dilma com o presidente chinês, Xi Jinping, mas até agora não há nada oficialmente agendado.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Ricardo Salles comenta o projeto de castração química aprovado na Câmara. Veja no Entrelinhas
Itaipu, Correios e Caixa patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Deixe sua opinião