A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) protocolou nesta segunda-feira, 09, primeiro dia útil após a divulgação da lista dos políticos envolvidos no esquema de corrupção revelado pela operação Lava Jato, um requerimento pedindo a convocação na CPI da Petrobras de todas as autoridades relacionadas.
Na lista dos 50 citados pela Procuradoria Geral da República (PGR) estão os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, os peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Eduardo Cunha (RJ). “Vamos chamar os investigados para que eles tenham chance de prestar esclarecimentos perante o Congresso e a sociedade”, justifica Eliziane.
Na semana passada, a deputada já havia pedido a convocação do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Eliziane diz que Palocci precisa explicar os supostos R$ 2 milhões doados para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2010. A CPI terá nova sessão nesta terça-feira, 10, às 9h30, com o depoimento do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco. Será a primeira reunião da CPI após a divulgação da lista dos envolvidos no esquema.
Na ocasião, a deputada deve pedir o afastamento imediato dos deputados Lázaro Botelho (PP-TO) e Sandes Júnior (PP-GO), membros da CPI e que aparecem na lista da PGR. “Essa lista divulgada pelo STF é fruto de uma investigação séria do Ministério Público Federal e tem como base os depoimentos das delações premiadas dos principais operadores do esquema. Esse material nos dá todo um embasamento para que a CPI cumpra sua missão de investigar todo esse escândalo”, afirmou a parlamentar por meio de nota à imprensa.
Na quarta-feira, 11, está previsto o depoimento da diretora presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), Magda Chambriard, na Comissão Externa que acompanha os impactos do cancelamento pela Petrobras da construção da refinaria Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará.
Os trabalhos da comissão são coordenados por Eliziane. Segundo a deputada, a diretora atendeu ao convite da comissão de deputados e falará sobre o papel das novas refinarias na matriz energética brasileira.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião