O escândalo da Petrobras investigado na Operação Lava Jato foi eleito o segundo maior caso de corrupção no mundo em votação popular da ONG Transparência Internacional. Com 11.900 votos, a petroleira só ficou atrás do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que recebeu 13.210 votos pelo suposto desvio milionário de recursos para sua conta privada. A ONG, com sede na Alemanha, faz relatórios anuais com índices de percepção de corrupção. No último, o Brasil apareceu na 76ª posição entre 168 países.
A lista faz parte da campanha “Desmascare os Corruptos”, da Transparência Internacional. A ação começou em outubro e teve a participação de mais de 4,5 milhões de pessoas que indicaram casos de corrupção ao redor do mundo.
Lista: veja os cinco maiores casos de corrupção
O escândalo na estatal brasileira supera outros sete casos de grande repercussão. Relembre o que aconteceu em cada fase da Operação Lava Jato.
Entre eles, o da Fifa (1.844 votos), com 81 casos de lavagem de dinheiro comprovados, e o do ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli (10.166), que teria desviado US$ 100 milhões do dinheiro público.
Alejandro Salas, representante da Transparência Internacional, disse que uma nova fase da campanha começou e vai cobrar sanções sociais e políticas contra os envolvidos nos casos mais votados.
A ONG já está pedindo informações em oito países da América Latina, nos quais as empreiteiras investigadas na Lava Jato também têm contratos. Salas afirmou que o propósito é evitar que escândalos como o da Petrobras se repitam.
A Transparência Internacional assinou uma carta de apoio às 10 medidas de combate à corrupção, apresentadas pelos procuradores do Ministério Público Federal no Brasil. A proposta precisa de menos de 200 mil assinaturas para alcançar a meta de 1,5 milhão e ser avaliada no Congresso.
Procurador da Lava Jato pede apoio em vídeo
Objetivo é coletar assinaturas para projetos contra a corrupção.
+ VÍDEOSOs cinco maiores casos de corrupção
1 Caso do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych (13.210 votos)
2 Escândalo da Petrobras investigado na Operação Lava Jato (11.900 votos)
3 Caso do ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli (10.166 votos)
4 Caso envolvendo o senador dominicano Felix Bautista (9.786 votos)
5 Escândalo na Fifa (1.844 votos)
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião