Em um post no Facebook, o filho do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou que seu pai foi um dos mortos na queda de um avião que fazia a rota São Paulo a Paraty, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). Francisco Prehn Zavascki agradeceu pela força dada à família pelas redes sociais. Anteriormente, também pelo Facebook, ele havia confirmado que seu pai estava na aeronave e pedido que rezassem por “um milagre”.
INFOGRÁFICO: detalhes da viagem e informações sobre a aeronave o local da queda
FOTOS: veja mais imagens do resgate
Até o fim do dia, à imprensa, o Corpo de Bombeiros, que faz o resgate, confirmou a morte de três dos quatro passageiros, mas não divulgou os nomes das vítimas.
Teori Zavascki é relator dos casos da Operação Lava Jato na Corte e havia recentemente interrompido suas férias para analisar a megadelação de executivos da Odebrecht.
A queda
Segundo a Marinha, o avião caiu por volta das 13h45, próximo à Ilha Rasa, em Paraty, a cerca de 2 km da cabeceira do local de pouso. Chovia forte no momento do acidente, segundo relatos de testemunhas.
A aeronave era do modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e tinha prefixo PR-SOM. Decolou por volta das 13 horas do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com quatro pessoas a bordo, e está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.
A queda do avião será investigada pela Polícia Federal (PF). Uma equipe de Brasília já está se deslocando para o Rio de Janeiro. O grupo é formado por um delegado, peritos e papiloscopistas para atuarem em conjunto em Paraty, local da queda.
Desencontro e falta de informações
Extraoficialmente, sabe-se que o presidente Michel Temer (PMDB) e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente no início da tarde. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também recebeu, na Suíça, a mesma informação.
Inicialmente, o STF confirmou à Gazeta do Povo, por meio da assessoria de imprensa, apenas que o magistrado estava na capital paulista e seu nome na lista de passageiros da aeronave, mas sem dizer se ele de fato havia embarcado.
A partir daí, as confirmações - tanto de que ele estava no avião quanto morreu na queda - foram dadas pelo filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, que disse que “no momento” descarta teorias de sabotagem na queda da aeronave.
Grupo Emiliano confirma morte de dono de hotel no acidente
Agência O Globo
O Grupo Emiliano, dono da aeronave que caiu com o ministro Teori Zavaski na tarde desta quinta-feira, em Paraty, Costa Verde do Rio de Janeiro, emitiu nota lamentando a morte do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras. Ele é proprietário do Hotel Emiliano, com sede em São Paulo e no Rio.
Filgueiras e Zavaski eram amigos próximos, segundo a nota. O empresário deixa dois filhos.
Leia a nota na íntegra.
“O Grupo Emiliano, lamentavelmente, confirma a morte Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, 69 anos, e do piloto Osmar Rodrigues, 56, no acidente aéreo ocorrido hoje em Paraty. Carlos Alberto e o ministro Teori Zavaski eram amigos próximos. A empresa registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos do ministro e do piloto. A empresa informa ainda que está à disposição das autoridades colaborando com as investigações em curso.”
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião