A Operação Lava Jato chega a sua 19ª fase no mesmo dia em que a soma das condenações ultrapassa a marca dos 300 anos. No total, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), as condenações na Justiça Federal chegaram a 301 anos, 3 meses e 25 dias, considerando penas em regime fechado e sanções alternativas – aplicadas principalmente para réus que assinaram acordos de delação premiada.
INVESTIGAÇÃO: Entenda a Operação Lava Jato
Outros números da Operação Lava Jato também batem recordes, como o valor recuperado até então: R$ 1,8 bilhão. O montante supera em 50 vezes os valores que o Brasil trouxe de volta do exterior, por meio de ações judiciais, em dez anos. Já foram feitos 53 pedidos de cooperação internacional. A pretensão do MPF é ousada: devolver para os cofres públicos os R$ 6,1 bilhões pagos em propina.
Grande parte do dinheiro só foi encontrado, conforme o MPF, devido aos inúmeros acordos de colaboração premiada firmados com os investigados: já passam dos 30. Ao menos 33 acusações já foram abertas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, atentado ao sistema financeiro, formação de quadrilha e tráfico internacional de drogas, envolvendo pelo menos 150 pessoas.
Outras cinco acusações de improbidade administrativa foram abertas contra 37 pessoas e empresas. Quando se fala no trabalho realizado pela Polícia Federal (PF), pode-se citar ao menos 350 mandados de busca e apreensão realizados até então e pouco mais de uma centena de mandados de prisão em um ano e meio de operação.
Pacote de Haddad marca divórcio com mercado e não “faz cócegas” na dívida pública
Pacote confirma que PT quer levar o Brasil ao abismo fiscal
Diplomatas preveem problemas com a COP-30 em Belém após caos na organização do G20
Treinamento antipreconceito estimula preconceito, descobre estudo ocultado pela imprensa
Deixe sua opinião