A maioria dos eleitores ouvidos pela Paraná Pesquisas acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não será preso em decorrência das investigações da operação. Esse foi um dos questionamentos que fazem parte de um levantamento nacional sobre a percepção dos brasileiros com relação à Lava Jato e seus desdobramentos. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (8), 63,1% dos de 2.022 eleitores ouvidos disseram não acreditar que Lula vá parar atrás das grades.
INFOGRÁFICO: Veja os números da pesquisa
O índice é pouco menor do que o apontado em levantamento semelhante, de agosto de 2015. Na ocasião, 66,3% dos entrevistados responderam afirmativamente à pergunta “o ex-Presidente Lula acabará sendo preso nas investigações que estão ocorrendo contra ele?”.
Moro poderia ter até 67,8% dos votos para presidente, diz pesquisa
Leia a matéria completaDesta vez, 23,7% dos eleitores cravaram que sim, Lula vai ser preso. Outros 9,5% responderam talvez; enquanto 3,7% não souberam ou não responderam.
Livre, mas não inocente
Por outro lado, 68,2% dos ouvidos para a pesquisa consideraram como verdadeiros todos os fatos que vêm sendo apurados na Lava Jato e que caem em cima de Lula e da família dele.
No último mês de janeiro, o cerco ao entorno do ex-presidente ficou ainda mais fechado, pois houve a divulgação de indícios de que um triplex da construtora OAS – uma das construtoras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras – teria sido reservado à família de Lula em um prédio no Guarujá, litoral de São Paulo. Na sexta-feira, a Polícia Federal levou o petista para prestar depoimento coercitivamente devido às investigações que correm contra ele.
Na contramão, a pesquisa mostra que 18% dos entrevistados acham o contrário: que, na verdade, as investigações são uma perseguição contra o ex-presidente. A essa pergunta, 13,7% dos ouvidos não souberam responder.
PT não é culpado por tudo
“Você considera que o PT, ou seja, o Partido dos Trabalhadores, é o único partido culpado pelos escândalos envolvendo a Lava Jato e a Petrobrás?”, foi outra pergunta feita durante as entrevistas. A resposta veio da maioria dos entrevistados. Ao todo, 77,3% não acreditar na culpa exclusiva.
Já o universo dos entrevistados que acreditam que o PT carrega sozinho a culpa pelos escândalos de corrupção apurados na Lava Jato é de 20,1%. Outros 2,6% não souberam responder.
Metodologia
O levantamento de opinião do Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.022 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais em 160 municípios de 24 estados do país, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A margem de erro estimada da pesquisa é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%.
Deixe sua opinião