• Carregando...
Comer bem emagrece
| Foto:

Alguns alimentos têm propriedades antioxidantes, regulam a insulina e ajudam no extermínio das gorduras. Saiba como incluir esses alimentos no cardápio e dar uma força extra para a dieta

Fogo do bem

Temperos considerados quentes, como a pimenta e gengibre, aumentam a temperatura corporal e são ótimos antioxidantes, eliminando toxinas e ajudando a limpar o organismo. Porém, não há comprovação de que isso queime gorduras e o consumo deve ser moderado. “Indico acrescentar o gengibre em sucos como de abacaxi ou limão. Ele tem a propriedade de aumentar a temperatura do corpo, acelera o ritmo metabólico do organismo e também pode auxiliar na digestão”, explica a nutricionista Adriana Roveda Chastalo. O famoso chá verde tem sua eficácia comprovada por estudos e, se preparado com as folhas naturais e consumido ao menos três vezes ao dia, eleva a taxa de metabolismo, auxiliando na queima de gordura. Ele mantém o corpo gastando calorias e também é um excelente antioxidante para o organismo.

Corpo em ação

Quando aumentamos o consumo de fibras, fazemos com que nosso organismo tenha mais trabalho para digeri-las. Isso mantém o metabolismo ativo e prolonga a sensação de saciedade. É possível incluir fibras na alimentação fazendo trocas simples que vão ajudar na saúde e também no controle da balança. Trocar o arroz ou o pão branco pela versão integral e acrescentar grãos e sementes como aveia, linhaça e gergelim em saladas, molhos e até no iogurte ou suco, aumentam a quantidade de fibras no organismo. “Elas proporcionam maior saciedade, fazendo com que você não volte a sentir fome nas próximas quatro horas e ainda auxiliam no funcionamento intestinal, o que diminui a quantidade de gordura no organismo e também regula a glicemia”, afirma a nutricionista Luciana Laffite.

Fome sob controle

As frutas têm uma grande quantidade de carboidratos e açúcar, mas também contam com outros nutrientes importantes para qualquer dieta, além de serem ideais para os lanches entre as refeições. Elas são grandes aliadas no controle do peso, mas não devem ser consumidas em exagero. A quantidade diária recomendada é de três unidades. “O ideal é intercalar as frutas e variar principalmente nas cores e tipos. Você pode comer uma banana no café da manhã, uma fruta mais fibrosa como manga à tarde e outra mais cítrica, como uma ponkan, à noite”, indica Luciana.

Mais novidades

Estudos recentes mostram o benefício do consumo de canela em pó diariamente no controle da insulina, o que equilibra a glicemia no sangue. Uma das consequências é deixar o nível de glicose estável, o que facilita o emagrecimento, pois quando ela está alta, induz à produção de gordura. A canela também auxilia na diminuição do percentual de gordura corporal, aumenta a massa magra e é um calmante natural. “A indicação é ingerir uma colher de café ou cerca de 6 gramas por dia. Pode ser à noite com uma banana assada, ou então em sucos e chás”, indica a nutricionista Danusa Yanes. Ela ainda aponta o óleo de coco virgem, como outra novidade dos alimentos que auxiliam no emagrecimento. “Ele tem gorduras monoinsaturadas, semelhantes ao azeite de oliva, o que reduz o colesterol ruim e ajuda a elevar o colesterol bom”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]