O Paraná consolidou a posição de estado maior produtor de carnes do país. Ao todo, os paranaenses são responsáveis por 21% da produção nacional, segundo a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Brasil produziu 12,22 milhões de toneladas e toneladas de carnes de frango, bovina e suína no primeiro semestre de 2017, e o Paraná foi responsável 2,64 milhões de toneladas.
Para alimentar a pecuária, os frigoríficos aproveitam a forte produção de grãos local, que teve quase 25 milhões de toneladas produzidas na safra de verão, assim como a proximidade com os grandes centros consumidores e a alta tecnologia.
“Uma das características do Estado é uma agricultura familiar tecnificada e articulada com a agroindústria, o que garante produção e qualidade”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à secretaria de Planejamento e Coordenação Geral.
Produção de carne no Paraná
Um dos grandes destaques é a avicultura, setor no qual o estado é líder: nos seis primeiros meses do ano, 2,11 milhões de toneladas da produção de carne no Paraná foram apenas de frango, crescimento de 1,3% comparado ao mesmo período do ano passado.
Sozinho, o estado representou 31,3% da produção brasileira de carne de frango, seguido por Santa Catarina (com 1,05 milhão de toneladas) e Rio Grande do Sul (810,2 mil toneladas). O resultado é a forte geração de emprego e renda em regiões como o Norte Pioneiro paranaense.
Em relação à suinocultura, o Paraná ocupa a segunda colocação nacional, respondendo por 21,3% do total produzido no país,com 394,3 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano - volume foi 4,3% superior ao do mesmo período do ano passado.
Na produção de suínos, o estado fica atrás apenas de Santa Catarina, que detém 26,9% das 1,85 milhão de toneladas produzidas no Brasil - volume 1,5% maior em relação ao primeiro semestre de 2016.
Quando à produção de bovinos, o Paraná foi responsável por 3,9% do total produzido no Brasil. Foram 141,4 mil toneladas no estado, contra 3,62 milhões de toneladas produzidas no país nos seis primeiros meses do ano. Esse setor pecuário é liderado por Mato Grosso, que tem 15,6% de participação. O Paraná tem 3,9% dessa fatia de mercado.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast