Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

À espera de visita

A avicultura brasileira ganhou alguns dias de prazo antes da visita do Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), que estava prevista para esta semana e acaba de ser adiada sem nova data. Os russos querem avaliar pessoalmente as condições sanitárias dos frigoríficos brasileiros.

A Rússia tem bom conceito da carne brasileira de frango, sustenta o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. O produto é “muito apreciado e disputado devido à qualidade”, afirma. Em sua avaliação, os agentes russos não deverão colocar interesses comerciais ou critérios nacionais acima de questões sanitárias, uma vez que o país agora segue a cartilha da Organização Mundial do Comércio (OMC), e terão de manter portas abertas ao Brasil.

No entanto, não está descartado embargo de indústrias por uso excessivo de cloro. Segundo autoridades brasileiras que visitaram Moscou recentemente, os russos acham alta a concentração de cloro no frango congelado e alegam que isso é feito para encobrir problemas sanitários. As autoridades brasileiras negam uso de cloro para camuflar bactérias.

Embargo

27 meses de negociações ainda não foram suficientes para anular o embargo imposto aos frigoríficos brasileiros de julho de 2011. A exportação de carne de frango para a Rússia caiu pela metade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.