Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

A última safra de alcachofras

A família japonesa que desvendou para os paranaenses o segredo do cultivo das Alcachofras de São Roque na década de 60 colhe neste ano sua última safra. Os Hamasaki decidiram vender a maior parte da Chácara das Alcachofras – área de 4,4 hectares situada no Jardim das Américas, em Curitiba – para a construção de um condomínio. Apenas 5% da terra continuarão destinados à hortaliça, apesar de o negócio ainda se mostrar lucrativo, conta Suemi Hamasaki.

A produção deve ser reduzida de 70 mil para menos de 3,5 mil cabeças ao ano. "Estamos dividindo o terreno entre os herdeiros dos meus avós. Vou continuar produzindo o que puder, mas vai sobrar clientela", lamenta Suemi. Hoje toda a produção é vendida na própria chácara, a maior parte em conserva.

O sistema de cultivo das Alcachofras de São Roque era mantido em segredo por agricultores paulistas. Os Hamasaki, no entanto, conseguiram obter boa produção em Curitiba, favorecidos pelo frio. A hortaliça local ganhou fama pelo sabor diferenciado e hoje tem a preferência de restaurantes da capital. A mãe de Suemi, Maria Hamasaki, lamenta a decisão familiar, mas diz estar conformada. "É preciso mudar", afirma. A família está vendendo mudas e oferece orientações sobre o cultivo aos apreciadores da salada.

Os Hamasaki chegaram ao Brasil há sete décadas. Durante muitos anos se dedicaram ao cultivo de frutas e verduras convencionais. Por volta de 1964, em busca de uma cultura mais rentável, optaram pela alcachofra – planta originária da região banhada pelo Mediterrâneo entre o sul da Europa e o norte da África. Desde então, não pararam mais. Praticamente todo o espaço da chácara foi ocupado pela hortaliça.

"Não é difícil produzir. A alcachofra pede apenas cuidado, tanto na colheita quanto no inverno", conta Roberto Tessaro, amigo da família japonesa que ajudou a desenvolver a cultura. A alcachofra é replantada a cada cinco anos. Durante a safra anual, que vai de setembro a dezembro, cada pé rende até 20 brácteas, indicadas para quem quer controlar a hipertensão ou tem problemas de digestão.

Serviço: A Chácara das Alcachofras fica na Rua Capitão Leônidas Marques, 828, Jardim das Américas, Curitiba. Informações: (41) 3369 3122.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.