Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

A união reduz preços e custo de produção

Na safra 2006/2007, um grupo de 26 agricultores de Palotina (Oeste do estado) passará a comprar sementes, adubos, defensivos, combustível e lubrificantes para as máquinas de forma conjunta. "Teremos ganho de escala com um volume maior de compras. Com isso, conseguiremos negociar preços mais baixos", planeja Gerson Araldi, 29 anos, idealizador da associação. Com o irmão, Gilberto, Araldi comanda os 260 hectares da família, onde produzem soja, milho e trigo e atuam na pecuária de leite e na produção de frangos.

Atualmente, os agricultores – cuja área média é de 70 hectares – já fazem reuniões regulares para criar a associação. "Percebi que nossa maior necessidade é baixar os custos de produção", afirma Araldi. Segundo levantamento feito por ele, o custo total de cinco insumos (óleo diesel, lubrificantes, fertilizantes, herbicidas e inseticidas) para o grupo de produtores será de R$ 743 mil. Esse valor representará uma economia de R$ 14 mil em relação ao que seria pago se cada um deles fizesse as compras individualmente. (VD)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.