Depois das lavouras irrigadas, a colheita de soja avança nas áreas cultivadas com sementes precoces em Mato Grosso. Em 100 dias, as plantações estão prontas para sair do campo. No Paraná, as colheitadeiras, que saíram dos galpões na região Oeste há poucos dias, ganham ritmo nesta semana, percorrendo os lotes das variedades mais rápidas, prontas até duas semanas antes das de ciclo longo.
A colheita de Mato Grosso, principal estado produtor, deve atingir 5% rapidamente. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a tarefa avança a passos largos porque a semeadura também foi concentrada. A região mais avançada na colheita, o Oeste de Mato Grosso, passa os 10% da área plantada, pelo menos cinco pontos porcentuais além do índice desta mesma época do ano passado.
Na região do município de Sapezal (MT), o índice chega rapidamente a 20%. E os índices de produtividade tendem a melhorar. “Nesta segunda-feira, tem bastante gente começando a colher. Já são talhões muito melhores [que os da semana passada]. Essa soja está atingindo a média (de produtividade) que a gente planeja”, disse o presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Claudio Scariot.
Contraste
2/3 das plantações de soja do Rio Grande do Sul ainda estão na fase inicial, enquanto a colheita avança no Centro-Oeste.
Deixe sua opinião