Com uma expectativa de redução no apetite por açúcar em países como os Estados Unidos e a China e de aumento da oferta em  importantes nações produtoras, o mundo terá de lidar com um excesso do produto no ciclo 2013/14. Será o quarto ano consecutivo em que a produção global de açúcar vai ultrapassar o consumo, segundo a Organização Internacional do Açúcar (OIA). A previsão da entidade é que sobrarão 3,5 milhões de toneladas  na temporada em andamento, já que devem ser produzidas 178,5 milhões de toneladas e o consumidas175 milhões de toneladas.

CARREGANDO :)

A perspectiva tem causado pressão sobre os preços internacionais do açúcar, que estão caindo na Bolsa de Nova York, referência para a formação de preços no mundo.

O Brasil, apesar das intempéries climáticas, deve seguir a tendência de elevação na produção. A previsão atual aponta para 41 milhões de toneladas, contra 40 milhões de toneladas produzidas no ano passado. No Paraná, contudo, o excesso de umidade tem comprometido o potencial produtivo dos canaviais.

Publicidade

Enxurrada

33 dias é quanto duraram as chuvas no Paraná. O mercado considera que o clima vai comprometer os resultados de parte dos canaviais. A expectativa, por isso, é de que a região Centro-Sul do país colha menos que 589 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, número que consta da projeção mais recente.