Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Açúcar parado

As exportações brasileiras de açúcar bruto perderam fôlego no mês de outubro, como reflexo do incêndio que atingiu seis armazéns da Copersucar no Porto de Santos – principal via para escoamento da produção nacional. A empresa é a maior exportadora do derivado da cana no país, e perdeu 180 mil toneladas do produto que estavam estocadas na estrutura atingida pelas chamas. Com isso, o volume embarcado no mês foi de 2,07 milhões de toneladas, 3% menos do que os 2,13 milhões de toneladas exportados em setembro. Na comparação com o mesmo período de 2012 a retração é de 35%.

Na época foram exportadas 3,17 milhões de toneladas, apontam dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O valor total dos embarques também caiu, totalizando US$849 milhões, 46% menos do que em outubro de 2012. A queda é justificada pela desvalorização no mercado internacional. A Copersucar deslocou parte das cargas para Paranaguá e também declarou motivo de força maior para justificar o descumprimento de alguns contratos.

O terminal paranaense dispõe de três berços para embarcar o produto, sendo dois para açúcar a granel e um para açúcar ensacado.

Ritmo lento

90 mil toneladas de açúcar foi a média de exportações diárias do Brasil, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ritmo é 37,3% menor do que o mesmo período do ano passado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.