• Carregando...
 | Reprodução/FarmBot
| Foto: Reprodução/FarmBot

Desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, a tecnologia conhecida como FarmBot traz o mais moderno da agricultura de precisão para o quintal da sua casa. O drone tem capacidade de plantar sementes de diversas culturas individualmente e ao mesmo tempo, além de retirar ervas daninhas da plantação. Os kits estão disponíveis para encomenda desde o final de junho, mas os preços oficiais de venda ainda não foram divulgados pela empresa.

A máquina automática é instalada ao redor de um pequeno jardim – no quintal de casa, em um telhado ou mesmo dentro de uma estufa ou laboratório. Uma vez construído, ela realiza praticamente quase todo o processo, incluindo o plantio das sementes, uso de água em cada planta de acordo com a necessidade e seguindo um cronograma definido, faz todo o monitoramento das condições das plantas e pulveriza ervas daninhas.

Reprodução

Embora seja um aparelho de alta tecnologia, a interface de uso é muito simples. O FarmBot é conectado à Internet e é controlado por meio de um aplicativo que usa uma grade Visual conhecida como Farmville, permitindo que você arraste e solte o tipo de plantas que você quer em seu jardim digital. Estão disponíveis no software 33 culturas (alcachofras, acelga, batatas, ervilhas, entre outras). O aplicativo pode ser acessado a partir de um computador, telefone ou tablet.

Personalizado

A tecnologia desenvolvida é totalmente “open-source”, ou seja, os criadores liberaram o código fonte para o software e os planos para todas as peças de hardware, então programadores e engenheiros podem facilmente modificar a plataforma e construir suas próprias peças. Muitos componentes podem ser feitos usando impressoras 3D, e o software pode ser ajustado para adicionar recursos ou melhorar o que foi desenvolvido pela empresa.

Isso sigifnica que o projeto pode ser adaptado para a sua necessidade. Você pode ligar o drone a um painel solar ou usar um tambor com água da chuva para irrigar a plantação. Além disso, a tecnologia também monitora as condições meteorológicas em tempo real.

Esta é a primeira versão comercial de um projeto de jardinagem autónoma, permitindo o plantio de espaços de até 2,9 metros x 1,4 metros, com uma altura máxima de plantas de 0,5 metros.

Veja como se faz:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]